Cartaz de cinema

Retrospetiva integral do realizador Hong Sang-soo na Cinemateca Portuguesa em dezembro e janeiro

Publicado em 29 Out. 2019 às 19:47, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Cinema Asiático, Ciclos de cinema)

Retrospetiva integral do realizador Hong Sang-soo na Cinemateca Portuguesa em dezembro e janeiro

A retrospetiva integral da obra de um dos mais estimulantes cineastas contemporâneos tem início a 3 de dezembro.

O cinema do sul-coreano Hong Sang-soo chega à Cinemateca em dezembro e janeiro próximos, numa retrospetiva integral das vinte e três longas-metragens concluídas a esta data pelo realizador sul-coreano que, a partir de meados dos anos 1990, chamou a atenção e se consolidou como um autor de relevo do cinema contemporâneo.

Apresentada em Portugal pela Cinemateca em 1999, quando foi mostrado o seu filme de estreia, "O Dia em que um Porco Caiu a um Poço" (1996), a obra de Hong Sang-soo tem aí sido divulgada pontualmente e vista em festivais de cinema, acompanhando o seu reconhecimento internacional. O primeiro dos três filmes de Hong Sang-soo estreados em Portugal foi "Noite e Dia" (2008), mas boa parte da sua obra permanece inédita no país.

Intitulada "As Variações de Hong Sang-soo", a retrospetiva propõe descobrir, ou revisitar, os filmes um a um, permitindo um olhar conjunto sobre a totalidade da obra.

Só dessa forma será possível perceber a evolução do estilo do realizador sul-coreano e, ao mesmo tempo,  captar a dimensão geral de uma obra centrada nas relações e sensibilidades humanas. Uma obra que, em termos formais, foi construída com recursos minimalistas, através de elementos cinemáticos e narrativos como a recorrência, o desdobramento, os planos-sequência, ou os movimentos de câmara que seguem personagens em conflitos emocionais quotidianos, num equilíbrio de tons entre a gravidade e a ligeireza.

 

A retrospetiva abre a 3 de dezembro, às 21h30, com "Conto de Cinema" (2005). Sexta longa-metragem do realizador, o filme convoca a representação do mundo do cinema comum a títulos posteriores e é o primeiro filme em que Hong Sang-soo usa o zoom que identifica a partir de então a sua linguagem cinematográfica.

Retrospetiva "As Variações de Hong Sang-soo"

  • Daijiga umule pajinnal /The Day a Pig fell into the Well / "O Dia em que um Porco Caiu a um Poço", 1996
  • Kangwon-do Ui Him / The Power of Kangwon Province / "O Poder da Província de Kangwon", 1998
  • Oh! Soo-jung / Virgin Stripped Bare by Her Bachelors / "Oh! Soo-Jung", 2000
  • Saenghwalui balgyeon / On the Occasion of Remembering the Turning Gate / Turning Gate, 2000
  • Yeojaneun namjaui miraeda / Woman Is the Future of Man / "A Mulher É o Futuro do Homem", 2004
  • Geuk jang jeon / Tale of Cinema / "Conto de Cinema", 2005
  • Hawbyeonui yeoin / Woman on the Beach / "Mulher na Praia", 2006
  • Bam gua nat / Night and Day / Noite e Dia, 2008
  • Jal al-ji-do mot-ha-myein-seo / Like You Know It All / "Como se Soubesses Tudo", 2009
  • Hahaha, 2010
  • Ok-hiu-ui yeonghwa / Oki's Movie / " O Filme de Oki", 2010
  • Book chon bang hyang / The Day He Arrives / "O Dia em que Ele Chega", 2011
  • Da-reun na-ra-e-seo / In Another Country / Noutro País, 2012
  • Nugu-ui ttal-do anin Hae-won / Nobody's Daughter Haewon / "Filha de Ninguém", 2013
  • U ri Sunhi / Our Sunhi / " A Nossa Sunhi", 2013
  • Ja-yu-eui eon-deok / Hill of Freedom / "A Colina da Liberdade", 2014
  • Ji-Geum-Eun-Mat-Go-Geu-Ddae-Neyn-Teul-Li-Da / Right Now, Wrong Then / Sítio Certo, História Errada, 2015
  • Dangsinjasingwa dangsinui geo / Yourself and Yours / "Tu e os Teus", 2016
  • Bamui haebyun-eoseo honja / On the Beach at Night Alone / "Na Praia à Noite Sozinha", 2017
  • La Caméra de Claire / Claire's Camera, 2017
  • Geu-hu / The Day After / O Dia Seguinte, 2017
  • Grass, 2018
  • Gangbyeon hotel / Hotel by the River, 2018