Publicado em 9 Mar. 2025 às 12:34, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Cinema Europeu, Ciclos de cinema)
A partir de 15 de março, um ciclo de sessões reúne a totalidade das obras do fascinante realizador que transcende narrativas convencionais para criar um cinema visualmente único, enraizado no folclore, na pintura e na poesia.
A Cinemateca Portuguesa prepara-se para apresentar, a partir de 15 de março, uma retrospetiva integral da obra do realizador arménio Sergei Parajanov (1924-1990), um dos mais singulares e visionários cineastas da História do Cinema. O ciclo, intitulado "O Mundo Secreto de Sergei Parajanov", exibirá toda a sua filmografia, incluindo longas e curtas-metragens, complementadas com documentários e imagens inacabadas do seu projeto final, "A Confissão".
Parajanov, cuja carreira se desenrolou entre a Arménia, a Geórgia e a Ucrânia, criou um universo cinematográfico único, onde a poesia visual, o surrealismo e o folclore se fundem numa estética exuberante e inimitável. Os seus filmes, organizados frequentemente em quadros sumptuosos e capítulos que evocam a pintura, são marcadas por uma paleta de cores vibrante e uma mise en scène meticulosamente coreografada.
No entanto, a sua ousadia artística e independência valeram-lhe a perseguição do regime soviético, que o levou à prisão e censurou parte do seu trabalho.
A retrospetiva arranca com a exibição de "Cavalos de Fogo" (1965), também conhecido como "Sombras dos Nossos Antepassados Esquecidos", e "Sayat-Nova – A Cor da Romã" (1969), às 21h30.
Muitos dos filmes apresentados nesta retrospetiva foram recentemente restaurados e digitalizados em 2024, por ocasião do centenário do nascimento do realizador. Este trabalho de preservação assume particular relevância para as primeiras obras de Parajanov, produzidas na Ucrânia, que enfrentaram desafios significativos devido ao contexto de guerra.
O ciclo é organizado com a colaboração da Cinema Foundation of Armenia, da Associação de Amizade Portugal-Arménia e conta com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian. Para mais detalhes e horários das sessões, consulte o site da Cinemateca Portuguesa.