Cartaz de cinema

Retrospetiva Gus Van Sant na Cinemateca em setembro

Publicado em 18 Mai. 2021 às 09:54, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Cinema Norte-Americano, Ciclos de cinema)

Retrospetiva Gus Van Sant na Cinemateca em setembro

O realizador estará em Portugal para acompanhar uma curta retrospetiva da sua obra, composta por títulos que ele mesmo escolheu.

Gus Van Sant vai estar na Cinemateca no próximo mês de setembro para acompanhar uma curta retrospetiva da sua obra, composta por títulos por si escolhidos. Numa iniciativa organizada em colaboração com o Festival Queer Lisboa, o realizador norte-americano vai apresentar cinco dos seus filmes e dois filmes de e sobre Andy Warhol, um dos principais nomes da arte pop mundial.

A retrospetiva marca o regresso à Cinemateca de Gus Van Sant, um dos nomes fundamentais do cinema independente americano da transição do final dos anos 80 para o início dos anos 90. Em 1995, o realizador apresentou em Lisboa a sua primeira longa-metragem (Mala Noche) e um conjunto de curtas da sua autoria, em colaboração com o Curtas de Vila do Conde. Desta vez, a retrospetiva será mais abrangente e incidirá sobre uma vasta carreira que vai da cena independente ("Mala Noche" e "My Own Private Idaho") a filmes consagrados (Milk) e premiados em grandes festivais (caso de "Elephant", Palma de Ouro em Cannes), passando por obras de encomenda (Ouverture Of Something That Never Ended).

No contexto do primeiro espetáculo musical criado por Van Sant, dedicado à mítica Factory em Nova Iorque, espaço de criação artística fundado por Andy Warhol, a apresentar também em setembro no Teatro D. Maria II e incluído na edição da BoCA – Biennial of Contemporary Arts, serão exibidos os filmes "Batman Dracula", assinado por Warhol e inspirado nas aventuras na personagem de BD Batman, e o documentário "Andy Warhol: A Documentary Film", retrato do artista plástico da autoria de Ric Burns.

PROGRAMA PREVISTO

Retrospetiva Gus Van Sant

  • MALA NOCHE (1986)
  • MY OWN PRIVATE IDAHO (1991)
  • ELEPHANT (2003)
  • MILK (2008)
  • OUVERTURE OF SOMETHING THAT NEVER ENDED (2020)

Carta Branca a Gus Van Sant sobre o Warhol

  • BATMAN DRACULA (1964)
  • ANDY WARHOL: A DOCUMENTARY FILM (2006)