Cartaz de cinema

Retrospetiva "Cinema de Bong Joon Ho" começa esta semana no Cinema Nimas e em agosto no Cinema da Villa

Publicado em 28 Jul. 2021 às 11:43, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Estreias, Cinema Asiático, Ciclos de cinema)

Retrospetiva "Cinema de Bong Joon Ho" começa esta semana no Cinema Nimas e em agosto no Cinema da Villa

Em destaque as primeiras três obras do realizador de "Parasitas" que também integra o ciclo na versão a preto e branco, inédita nas salas portuguesas.

Em 2019, Bong Joon Ho tornava-se um dos mais populares realizadores coreanos após receber quatro Óscares graças a "Parasitas" - incluindo o Oscar de Melhor Filme entregue, pela primeira vez, a uma longa-metragem não falada em inglês.

Conhecido pela abordagem social empenhada, bem como pela capacidade de repudiar os limites dos géneros que explora, o conjunto da obra de Bong Joon Ho interroga-se sobre as instituições sociais e as desigualdades sempre com uma dose de humor, emoção e suspense.

A partir desta quinta-feira, 29 de julho, e até 4 de agosto, no Cinema Nimas, em Lisboa, e, de 5 a 12 de agosto, no Cinema da Villa, em Cascais, será possível ver parte da cinematografia de Joon Ho, descobrir os seus três primeiros filmes, inéditos em Portugal, e também "Snowpiercer - Expresso Do Amanhã" (2013), símbolo da passagem do realizador por Hollywood, e a versão a preto e branco de "Parasitas", exibida pela primeira vez numa sala portuguesa.

Os filmes, com excepção de "Parasitas", serão também exibidos na semana seguinte, entre 5 e 12 de agosto, no Cinema da Villa, em Cascais.

Os filmes do ciclo "O Cinema de Bong Joon Ho"

Cão Que Ladra Não Morde (2000)

Um professor a tempo parcial de uma universidade está irritado com o ladrar de um cão ali perto. Decide tomar ações drásticas. O filme de estreia de Bong Joon Ho apresenta já muitos dos temas que marcam os filmes posteriores do realizador

Memórias De Um Assassino (2003)

Numa pequena província coreana, em 1986, é encontrada uma jovem brutalmente violada e assassinada. Dois meses depois, dá-se um crime semelhante, atraindo as atenções do país. O terror instala-se naquela região, pouco habituada a homicídios em série. Esta é a história dos detectives que estiveram na linha de frente da investigação, baseado numa história verídica.

Mother – Uma Força Única (2009)

Uma mãe incansável procura desesperadamente o assassino que incriminou o seu filho pelo horrível assassinato de uma rapariga. Nada a deterá.

Snowpiercer – Expresso do Amanhã (2013)

Depois de uma tentativa falhada de combater o aquecimento global, a Terra entra em mais uma Idade do Gelo. Os poucos que sobrevivem conseguem-no porque embarcam num gigantesco comboio, o Snowpiercer que se transforma em cenário de lutas pelo poder, enquanto percorre toda a diversidade do planeta lá fora.

Parasitas (2019) – Versão Preto & Branco

Uma tragicomédia familiar que ilustra a colisão que ocorre inevitavelmente quando Ki-woo - o filho mais velho de uma família de quatro adultos desempregados - é recomendado como explicador bem pago aos abastados Park.