Cartaz de cinema

"O Síndrome do Vinagre" por Samuel Andrade
Restauro digital de "Live Baby Live", o emblemático concerto ao vivo dos INXS em Wembley

Publicado em 1 Jun. 2020 às 19:00, por Samuel Andrade, em Opinião (Temas: Síndrome do Vinagre)

Restauro digital de "Live Baby Live", o emblemático concerto ao vivo dos INXS em Wembley

Realizado em julho de 1991, no Estádio de Wembley, o concerto da banda australiana foi visto ao vivo por 72 mil pessoas e registado para sempre em filme por 16 câmaras.

A 13 de julho de 1991, os australianos INXS subiam ao palco do Estádio do Wembley, em Londres, perante uma plateia esgotada com 72 mil fãs da banda e, particularmente, uma produção de 16 câmaras que registaram todo o concerto em filme de 35mm.

Passadas três décadas, essas imagens foram resgatadas dos arquivos, onde ficaram armazenadas durante vários anos, para serem agora reveladas em Blu-Ray, numa edição que se destaca pelo trabalho de restauro digital, produzido e desenvolvido ao longo de quase um ano, pela editora Eagle Rock Entertainment.

Os pormenores do restauro e remasterização de "Live Baby Live", o qual implicou, entre outras especificidades, a limpeza de fotogramas em 35mm, estabilização de imagem, reenquadramento das sequências filmadas (possibilitando, assim, a revelação de pormenores nunca antes vistos) e digitalização do som, podem ser verificados no vídeo promocional divulgado pela Eagle Rock Entertainment.

Uma genuína "masterclass" de restauro fílmico, ao som do tema 'Suicide Blonde' e ilustrado pela vivacidade em palco do malogrado Michael Hutchence.

Fontes:  Eagle Rock Entertainment / Universal Music Group