Publicado em 13 Nov. 2020 às 12:45, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Temporada de prémios, Cinema Norte-Americano)
Os vencedores dos prémios que distinguem o cinema independente norte-americano serão conhecidos a 11 de janeiro 2021.
A longa temporada de prémios de cinema na América do Norte teve início ontem com a apresentação dos nomeados aos Gotham Awards, reservado a produções independentes com orçamentos inferiores a 35 milhões de dólares.
Da lista, chama de imediato a atenção o facto de entre os cinco nomeados para melhor filme constarem apenas longas-metragens realizadas por mulheres: "The Assistant" (Kitty Green), "First Cow" (Kelly Reichardt), "Never Rarely Sometimes Always" (Eliza Hittman), "Nomadland" (Chloé Zhao) e "Relic" (Natalie Erika James).
Outros destaques incluem a presença de Chadwick Boseman no seu último papel em "Ma Rainey's Black Bottom", nomeado para melhor ator, e a escolha de "Bacurau", com realização dos brasileiros Kleber Mendonça Filho e Julio Dornelles, na categoria de melhor filme internacional.
Na contagem das nomeações, "First Cow", parte à frente com quatro referências.
Os vencedores serão conhecidos a 11 de janeiro 2021. A temporada de prémios prolonga-se até 25 de abril 2021, altura da entrega dos Óscares.