Publicado em 16 Mar. 2025 às 10:51, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Primeiro olhar, Cinema Asiático)
Será o quarto filme de zombies do cineasta sul-coreano Yeon Sang-ho.
O realizador sul-coreano Yeon Sang-ho, conhecido por "Train to Busan", deu início às filmagens do seu mais recente projeto, "Gunche", um thriller de zombies cujo título significa "colónia" num contexto biológico e promete expandir o universo cinematográfico que o cineasta tem vindo a construir ao longo dos anos.
A narrativa de "Gunche" centra-se na propagação de um vírus desconhecido que leva ao confinamento de um edifício, enquanto os infetados começam a evoluir de formas imprevisíveis.
Entre as escolhas para o elenco estão Ji Chang-wook (Revolver), Go Soo (Parole Examiner Lee), Koo Kyo-hwan (Parasyte: The Grey) e Jun Ji-hyun (Jirisan).
Será a quarta longa-metragem de zombies realizada por Yeon Sang-ho, depois de "Seoul Station" (2016), "Train to Busan" (2016) e "Peninsula" (2020).
A distribuidora Showbox descreve "Gunche" como "a culminação do universo de Yeon Sang-ho" antecipando alguma relação com os filmes anteriores.
"Train to Busan" projetou Yeon Sang-ho para o reconhecimento global com um filme de terror e ação que acompanha um grupo de passageiros a bordo de um comboio de alta velocidade que viaja entre as cidades de Seul e Busan. A bordo, um surto viral transforma os passageiros em zombies ferozes, levando os sobreviventes a lutarem desesperadamente pela vida, enquanto o caos se instala. O filme foi um dos maiores sucessos do cinema sul-coreano e atingiu uma receita global de 140 milhões de dólares.
Em 2020, o realizador deu continuidade à história com "Peninsula", que decorre quatro anos depois. A história segue um antigo soldado que regressa à Coreia do Sul, agora completamente devastada pelo apocalipse zombie, para uma perigosa missão de resgate. Com um tom mais próximo do cinema de ação pós-apocalíptico, sequências em grande escala e elementos de sobrevivência, não alcançou o mesmo impacto do seu antecessor.
"Gunche" tem estreia prevista para 2026. Antes, o realizador ainda lançará "The Ugly", um thriller sobre um homem que investiga a verdade por detrás da morte da mãe há muito desaparecida.