Publicado em 17 Mar. 2025 às 20:07, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Primeiro olhar, Cinema Europeu)
"Banquise", o novo filme de Emmanuel Courcol, é um drama familiar sobre um casal que procura a filha.
Arrancou a 15 de março a rodagem de "Banquise", a próxima longa-metragem do realizador francês Emmanuel Courcol. O cineasta, que recentemente viu o seu filme "Siga a Banda!" estrear nas salas de cinema portuguesas, prepara agora uma comédia dramática que promete explorar laços familiares e a busca pela reconstrução.
As filmagens decorrerão até 19 de maio, primeiro na Gronelândia e depois na região de Île-de-France, em França.
"Banquise" adapta o romance homónimo de Valentine Gaby, com argumento coescrito por Courcol e Irène Muscari. Tem como ponto de partida o desaparecimento de uma jovem. Três anos depois, a irmã mais nova parte na sua busca até à Gronelândia. Os pais, divididos entre a esperança de reencontrar a filha desaparecida e o temor de perder também a segunda, lançam-se numa perseguição marcada por memórias dolorosas e pela vontade de seguir em frente.
O elenco conta com Kali Boisson (L'amour ouf), Sandrine Kiberlain (César de Melhor Atriz em 2013 com "Gravidez de Alto Risco") e Benoît Magimel (Melhor Ator no Festival de Cannes em 2001 por "A Pianista", de Michael Haneke, e duplo vencedor do César de Melhor Ator por "Enquanto Vivo", de Emmanuelle Bercot, em 2022, e "Pacifiction", de Albert Serra, em 2023).
Emmanuel Courcol, que se destacou como ator antes de se afirmar como argumentista e realizador, vem de um sucesso assinalável com "Siga a Banda!", filme sobre dois irmãos músicos separados à nascença visto por mais de dois milhões de espectadores em França e que obteve sete nomeações nos últimos prémios César.