Publicado em 10 Fev. 2022 às 20:41, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Primeiro olhar, Cinema Europeu)
Vencedor do Festival de Berlim 2021, Radu Jude contar iniciar a rodagem de "A Case History" ainda este ano.
Depois do Urso de Ouro no Festival de Berlim do ano passado, com "Má Sorte no Sexo ou Porno Acidental", o realizador romeno Radu Jude prepara duas novas longas-metragens.
"A Case History", que, em declarações ao Variety, Jude apelida de "conto sobre cinema e economia", desenrola-se em dois momentos. Num, o cineasta relembra o filme romeno de 1981, "Angela Moves On", de Lucian Brat, para seguir uma atarefada assistente de produção enquanto conduz por Bucareste para efetuar um trabalho para uma grande multinacional. A segunda parte tem lugar durante a gravação de um problemático vídeo sobre segurança nas empresas.
Prevê-se que a rodagem comece na Roménia durante o verão, ou no início do outono.
O segundo projeto de Radu Jude é "Heia, Heia, Safari!" e será apresentado no mercado virtual que decorre em paralelo com o Festival de Berlim. Também aqui se repete a ideia de fragmentação do argumento que se divide em duas narrativas autónomas, mas relacionadas. Uma passada em 1917, acompanha as investigações do etnólogo alemão Leo Frobenius num campo de prisioneiros de guerra provenientes de colónias africanas. A outra, no presente, centra-se na tentativa num estudante universitário que deseja provar os paralelismos entre o passado colonial e a exploração atual.
Não se fica por aqui a presença de Jude na edição deste ano da Berlinale. Também está em competição com a curta-metragem "Memories from the Eastern Front", feita a meias com Adrian Cioflâncă onde analisa fotos de soldados romenos tiradas na Frente Leste entre 1941 e 1942.