Publicado em 27 Nov. 2015 às 15:24, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Cinema Europeu)
A segunda longa-metragem do realizador húngaro László Nemes acaba de ser distinguida com um apoio ao financiamento pelo TorinoFilmLab, programa de desenvolvimento de primeiras e segundas obras que decorreu esta semana na cidade italiana de Turim, noticia o Screen Daily.
Terá como título "Sunset" e será passada em Budapeste antes do início da Primeira Guerra Mundial.
Numa outra entrevista ao mesmo meio, em junho, Nemes já dera a conhecer um pouco do que será este filme, passado em 1910, numa Budapeste tolerante e cosmopolita, cheia de pessos de diferentes religiões e culturas. Uma realidade que desapareceu: "Os nazis mataram tudo isso. De certa forma, o século XX transformou a Hungria num país etnicamente puro", afirma Nemes.
"Sunset" é, nas palavras do realizador, "uma história sobre a chegada à idade adulta, também um thriller, a história de uma jovem em Budapeste. Tem lugar num momento muito importante, antes da Primeira Guerra Mundial e antes da descida civilização para as trevas".
A primeira obra do realizador húngaro, "Son of Saul" (Filho de Saul), venceu o Grande Prémio do Júri na edição 2015 do Festival de Cannes e é um dos favoritos à nomeação na categoria de melhor filme estrangeiro nos próximos Oscars.
Passada no campo de concentração de Auschwitz, relata a história de Saul Ausländer, membro húngaro do Sonderkommando, o grupo de prisioneiros judeus isolados do campo de concentração e forçados a dar apoio aos Nazis no processo de exterminação em larga escala.
"Son of Saul" (Filho de Saul) estreia em Portugal a 28 de janeiro de 2016.