Cartaz de cinema

Quentin Dupieux grita por Salvador Dali

Publicado em 13 Nov. 2022 às 12:37, por António Quintas, em Notícias de cinema (Temas: Cinema Europeu, Primeiro olhar)

Quentin Dupieux grita por Salvador Dali

O filme começou a ser rodado em Paris e acompanha vários encontros entre um jornalista e o famoso artista Salvador Dalí.

Um prolongado grito por "Daaaaaali!" serve de título à próxima longa-metragem do realizador e DJ francês Quentin Dupieux que começou a ser rodada em Paris.

Para o elenco, Dupieux, escolheu nomes habituais nos seus trabalhos mais recentes como Pierre Niney, Anaïs Demoustier, Gilles Lellouche e Alain Chabat.

O argumento parte da história de um jornalista francês que conhece o pintor espanhol Salvador Dalí com a intenção de fazer um documentário que nunca é concretizado.

As filmagens vão durar entre seis e dez semanas. Depois de Paris continuarão no sul de França e em Espanha. "Daaaaaali!" tem um orçamento que ronda os sete milhões de euros.

Alguns relatos dão conta de que a personagem de Dalí, o célebre artista ligado às correntes surrealistas e colaborador de cineastas como Luís Buñuel, Alfred Hitchcock, Jonas Mekas ou Andy Warhol, poderá ser interpretado por vários atores.

Este será o 12.º filme de Quentin Dupieux responsável por obras como "Rubber - Pneu" (sobre um pneumático assassino que se apaixona por uma jovem); "100% Camurça" (a história de um homem de meia idade obcecado por um casaco de pele de veado), ou "Mandíbulas" (dois amigos que treinam uma mosca gigante para ganhar dinheiro).

O cineasta de filmes "construídos como pesadelos", lançou este ano os seus dois trabalhos mais recentes, o thriller "Incroyable mais vrai" (Incrível, mas verdadeiro), fora de competição, no Festival de Berlim, a história de um casal que se muda para a casa suburbana dos seus sonhos, mas descobre algumas surpresas na cave; e "Fumer fait tousser" (Fumar Faz Tosse), mostrado pela primeira vez na Quinzena dos Realizadores em Cannes, sobre um quinteto de super-heróis que luta contra imperadores do mal e tartarugas gigantes demoníacas.