Cartaz de cinema

Queer Lisboa anuncia os primeiros títulos da 26.ª edição

Publicado em 14 Jul. 2022 às 12:32, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Festivais de cinema)

Queer Lisboa anuncia os primeiros títulos da 26.ª edição

"Fogo-Fátuo", nova longa-metragem de João Pedro Rodrigues, é o filme de abertura de uma edição que rende homenagem ao camp do "Gay Girls Riding Club", na Cinemateca Portuguesa.

O Queer Lisboa anuncia o  regresso às salas de cinema para a edição 2022, que terá lugar no Cinema São Jorge e na Cinemateca Portuguesa, entre 16 e 24 de setembro.

A abertura fica a cargo da última longa-metragem de João Pedro Rodrigues, "Fogo-Fátuo", estreada na Quinzena dos Realizadores em Cannes. Uma inusitada comédia erótica em formato musical que atravessa alguns mitos fundadores do imaginário coletivo português, inscrevendo-lhes uma boa dose de sátira e fantasia.

Nesta história, um jovem príncipe troca a corte por um quartel de bombeiros com a missão de libertar Portugal dos fogos que flagelam as suas terras, acabando por se apaixonar por um bombeiro negro que o acolhe.

Para a sessão de encerramento, foi escolhido "Esther Newton Made Me Gay", da realizadora Jean Carlomusto, documentário sobre a vida de Esther Newton, importante antropóloga social, ativista lésbica, e precursora dos Estudos de Género e da Teoria Queer.

Responsável por trazer uma nova abordagem que desafiou as convenções de género e sexualidade presentes nos métodos antropológicos, o seu impacto fez-se sentir, tanto nas esferas ligadas ao ativismo, como na academia. Em paralelo à história da sua vida, o filme oferece um olhar às vivências LGBTQI+ desde a década de 1950, acompanhando o movimento de libertação das mulheres, o feminismo lésbico, a cultura drag e a construção de uma identidade butch.

O festival anuncia também a retrospetiva "Notes on Camp: o Delírio Drag do Gay Girls Riding Club", incursão pelo universo "camp" através da obra cinematográfica do coletivo que dá título ao ciclo, formado em finais dos anos 1950 por um grupo de homens que se juntava aos domingos para andar a cavalo e começou a organizar festas drag (as Annual Halloween Balls), que persistiram até finais da década de 1980. No início da década de 1960, o coletivo começa a produzir filmes que são o "camp" na sua essência: paródias a clássicos de cinema de Hollywood.

O primeiro filme do GGRC julga-se irremediavelmente desaparecido: "Suddenly, Last Sunday", de 1962, citação direta ao "Suddenly, Last Summer" (1959), de Joseph L. Mankiewicz, escrito a partir da peça de Tennessee Williams.

Seguiu-se outra curta-metragem, datada do mesmo ano, e já presente nesta retrospetiva, "Always on Sunday", paródia a "Nunca aos Domingos" (1960), de Jules Dassin.

Em 1963, o coletivo roda "What Really Happened to Baby Jane", apresentado apenas um par de meses após a estreia em sala de "What Ever Happened to Baby Jane?" (1962). Também de 1963 é "The Roman Springs on Mr. Stone", uma paródia drag a "The Roman Spring of Mrs. Stone" (1961), de José Quintero.

O primeiro título do grupo que não é referência direta a nenhum filme específico surge em 1967, com "The Spy on the Fly", sátira aos primeiros filmes com James Bond.

Em 1972 surge a primeira e única longa-metragem do coletivo, "All about Alice", alusão direta a "All about Eve" (1950), de Joseph L. Mankiewicz, protagonizado por Bette Davis e Anne Baxter.

Nesta retrospetiva, tanto os filmes originais como as obras que por estes foram inspiradas irão ser exibidos na Cinemateca Portuguesa.

As competições do Queer Lisboa 26 e restante programa serão conhecidos ao longo das próximas semanas.

FILMES ANUNCIADOS

Noite de Abertura

Fogo-Fátuo / Will-o min-the-Wisp, João Pedro Rodrigues (Portugal, 2022, 67 min)

Noite de Encerramento

Esther Newton Made Me Gay, Jean Carlomusto (EUA, 2022, 92 min)

Retrospetiva - "Notes on Camp: o Delírio Drag de Gay Girs Ridding Club"

All about Alice, Ray Harrison (EUA, 1972, 68 min)

Always on Sunday, Connie B. de Mille (aka Ray Harrison) (EUA, 1962, 8 min)

The Roman Springs on Mrs. Stone, Connie B. de Mille (aka Ray Harrison) (EUA, 1963, 19 min)

The Spy on the Fly, Ray Harrison (EUA, 1967, 43 min)

What Really Happened to Baby Jane, Connie B. de Mille (aka Ray Harrison) (EUA, 1963, 32 min)

+

All about Eve, Joseph L. Mankiewicz  (EUA, 1950, 138 min)

Myra Breckinridge, Michael Sarne (EUA, 1970, 94 min)

Never on Sunday / Pote tin Kyriaki, Jules Dassin (Grécia, 1960, 91 min)

Suddenly, Last Summer, Joseph L. Mankiewicz  (EUA, 1959, 114 min)

What Ever Happened to Baby Jane?, Robert Aldrich (EUA, 1962, 134 min)