Cartaz de cinema

Queer Lisboa 26: "Wet Sand" e "Joyland" entre os vencedores

Publicado em 25 Set. 2022 às 09:41, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Festivais de cinema)

Queer Lisboa 26: "Wet Sand" e "Joyland" entre os vencedores

Foram anunciados na noite de sábado, na Sala Manoel de Oliveira do Cinema São Jorge, os prémios da edição 2022 do Festival Internacional de Cinema Queer Lisboa.

O júri da Competição Longas-Metragens, composto por Cláudia Lucas Chéu, Nuno Nolasco e Rita Azevedo Gomes, atribuiu o Prémio para a Melhor Longa-Metragem da edição 2022 do Queer Lisboa a "Wet Sand", de Elene Naveriani, justificando a decisão "pela sobriedade da forma como desenvolve a escrita cinematográfica e aborda a temática da discriminação social, pela direção e desempenho dos atores" e "pela inteligência com que os temas musicais dialogam com o tempo do filme, ganhando uma presença própria".

O mesmo Júri atribuiu uma Menção Especial a "Joyland", realizado por Saim Sadiq. Segundo o júri, o filme "propõe um olhar incisivo e ao mesmo tempo delirante sobre a condição das mulheres dentro da comunidade paquistanesa". O mesmo filme conquistou o Prémio do Público da Competição de Longas-Metragens.

O júri da Competição Documentários, composto por Joana Frazão, Nathalie Mansoux e Rui Madruga, decidiu atribuir o Prémio de Melhor Documentário ao filme "Nuestros Cuerpos Son Sus Campos de Batalla", de Isabelle Solas, um prémio atribuído pela RTP2 atravé da compra dos direitos de exibição do filme neste canal. Em comunicado, o júri justificou a escolha "pelo registro sensível e justo da luta diária de duas mulheres transgénero que se dedicam à ação direta, à transmissão das suas experiências e conhecimentos, e que defendem a convergência das lutas contra as várias formas de dominação e discriminação".

O Prémio do Público da Competição de Documentários foi atribuído a "Corpolítica" de Pedro Henrique França.

Por sua vez, o júri da Competição Queer Art, composto por Jesse James, Vasco Araújo e Luciana Fina, decidiu atribuir o Prémio de Melhor Filme a "Neptune Frost", de Saul Williams e Anisia Uzeyman. O mesmo Júri atribuiu uma Menção Especial a "Ultraviolette et le gang des cracheuses de sang", realizado por Robin Hunzinger.

Por fim, o júri da Competição Curtas-Metragens, composto por Rodrigo Diaz, Rui Palma e Sandra de Almeida, atribuiu o Prémio de Melhor Curta-Metragem ao filme "Uma Rapariga Imaterial", realizado por André Godinho. Sobre o filme, o júri referiu que "é uma curta-metragem que, de uma forma inequivocamente inovadora, através da ideia de comunidade, nos convida a pensar num futuro líquido, cada vez mais próximo".

O mesmo júri atribuiu uma Menção Especial a "Billy Boy", de Sacha Amaral.

O Prémio do Público da Competição de Curtas-Metragens foi atribuído a "Uma Rapariga Imaterial", de André Godinho.

Após duas edições, sob restrições, os espectadores do Queer Lisboa voltaram poder ocupar as salas até à lotação máxima o que permitiu ao festival ter várias sessões esgotadas, nomeadamente a sessão de abertura que recebeu mais de 800 esectadores.

Ao todo, mais de 6 500 espectadores estiveram presentes nas salas do Festival.

Os organizadores confirmaram já as datas da próxima edição, a ter lugar de 22 a 30 de setembro de 2023, no Cinema São Jorge e na Cinemateca Portuguesa.

Ainda para este ano, está agendada a 8.ª edição do Queer Porto, entre 29 de novembro e 4 de dezembro de 2022, no Teatro Rivoli, Reitoria da Universidade do Porto, Teatro Helena Sá e Costa e Maus Hábitos.

Palmarés Queer Lisboa 2022

 

Melhor Filme: Wet Sand, Elene Naveriani (Suíça, Geórgia, 2021, 155 min)

Menção Especial: Joyland, Saim Sadiq (Paquistão, 2022, 126 min)

Prémio do Público: Joyland, Saim Sadiq (Paquistão, 2022, 126 min)

 

Competição Documentários

Melhor Filme: Nuestros Cuerpos Son Sus Campos de Batalla, Isabelle Solas (Argentina, França, 2022, 101 min)

Prémio do Público: Corpolítica, Pedro Henrique França (Brazil, 2022, 103 min)

 

Competição Curtas-Metragens

Melhor Filme: Uma Rapariga Imaterial, André Godinho (Portugal, 2022, 42 min)

Menção Especial: Billy Boy, Sacha Amaral (Argentina, 2021, 25 min)

Prémio do Público: Uma Rapariga Imaterial, André Godinho (Portugal, 2022, 42 min)

 

Competição In My Shorts

Melhor Filme: Le Variabili Dipendenti, Lorenzo Tardella (Itália, 2022, 16 min)

Menção Especial: The Greatest Sin, Gabriel B. Arrahnio (Alemanha, 2021, 25 min)

 

Competição Queer Art

Melhor Filme: Neptune Frost, Saul Williams, Anisia Uzeyman (EUA, Ruanda, 2021, 105 min)

Menção Especial: Ultraviolette et le gang des cracheuses de sang, Robin Hunzinger (França, Suíça, 2021, 74 min)