Publicado em 19 Mar. 2021 às 14:35, por António Quintas, em Notícias de televisão e séries (Temas: Indústria cinematográfica)
Um relatório que analisa a procura por conteúdos e serviços digitais de televisão em 2020 aponta para uma descida superior a 6% em comparação com o ano anterior.
A entrada de concorrência forte começa a provocar alguma esperada erosão na quota de mercado da Netflix. De acordo com um relatório da Parrot Analytics citado pela Todotvnews, em 2020 o gigante do streaming registou uma descida de 6,3% na procura por séries originais, em comparação com o ano anterior.
Sem acesso a números oficiais, que as empresas continuam a manter em segredo, a consultora diz ter recorrido ao que designa por "expressões de procura", um abrangente grupo de dados recolhidos a partir das redes sociais, blogues, sites de crítica e de classificação de séries, partilhas de imagens, sites de fãs, referências a atores, etc. Esta informação é posteriormente tratada com recurso a inteligência artificial.
A Parrot Analytics defende estas "expressões de procura", como chave para medir o valor dos conteúdos e que existe uma relação exponencial entre esse valor e a respetiva popularidade.
Sob análise estiveram os comportamentos de consumidores nos Estados Unidos, Austrália, Brasil, Canadá, França, Alemanha, Itália, México, Espanha e no Reino Unido.
Com base nesta metodologia, o relatório Global TV Demand conclui que, no ano passado, a Netflix obteve 53,5% da procura mundial por séries originais em serviços online, menos 6,3% do que no ano anterior. Atribui a descida à entrada no mercado, ou ao reforço na oferta, de concorrentes como a HBO Max, a Apple TV+ e, principalmente, a Disney+ que viu a sua única série original de ficção em 2020 (The Mandalorian) ser #1 em nove dos dez mercados em análise - só o Brasil diferiu com "Stranger Things" em #1, um caso que pode ser explicado também pela facilidade de acesso a cada uma das séries dado que a Disney+ só chegou à América do Sul em novembro.
A segunda plataforma mais procurada nos dez países analisados foi a Amazon Prime Video, com 12,6% (também com quebra em relação a 2019).
Ainda em 2020, e de acordo com este documento, a Apple TV+ chegou aos 3,9% de quota de procura mundial para séries originais em ambiente online, a HBO e a Disney+ tiveram 3,6%, cada. Os restantes serviços de streaming em conjunto, chegaram aos 8,8% e incluem plataformas locais como a espanhola Movistar+ ou a TIMVision que cresceram no ano transato.
Os géneros preferidos do público, de acordo com a Parrot Analytics, foram a ficção científica, as séries com super-heróis e os policiais.