Cartaz de cinema

Quarta edição do BEAST International Film Festival avança online

Publicado em 10 Mar. 2021 às 10:51, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Festivais de cinema, Cinema Europeu)

Quarta edição do BEAST International Film Festival avança online

O festival de cinema do leste europeu reconfigurou-se com uma oferta online, em parceria com a Filmin Portugal.

O BEAST International Film Festival arranca para a quarta edição entre 24 e 28 de março, em parceria com a plataforma de streaming de cinema independente Filmin.

O festival afirma-se como um canal de divulgação da cultura contemporânea da Europa de Leste em Portugal. Iniciado em 2017, pela mão da Associação Cultural OKNA, o BEAST International Film Festival acompanha a atividade cinematográfica em 21 países, trazendo obras e talentos que representam as faces mais recentes do cinema nesta área continente, expandindo a programação a atividades paralelas como exposições, master classes, workshops e eventos voltados para o sector.

Este ano, a Roménia é um dos focos do festival. Para a sessão de abertura foi selecionado o documentário "Ivana The Terrible", segunda longa-metragem da realizadora Ivana Mladenović. O filme desafia o espectador com uma narrativa documental que testa os limites entre drama, comédia e não ficção ao conduzir a protagonista, residente em Bucareste, durante uma visita à sua pequena cidade natal.

O programa também incluirá sessões dedicadas a outros documentários romenos, como "Acasa, My Home", premiado pelo Festival de Sundance, em 2020. No filme, o jornalista investigativo RadNu Ciorniciuc acompanha uma drástica mudança na vida de uma família de onze pessoas, forçada a abandonar uma rotina idílica de décadas para viver na grande cidade.

Já "The Distance Between Me and Me", das realizadoras Dana Bunescu e Mona Nicoară, um rico arquivo de imagens, vídeos, poemas, materiais de vigilância da polícia secreta e aparições oficiais, reconstrói a figura da artista romena e femme fatale Nina Cassian, que também concede uma das últimas entrevistas da sua vida.

Por fim, a secção dedicada à Roménia também conta com "The Soviet Garden", um documentário pessoal assinado pelo realizador Dragos Turea, que, estimulado pela doença mortal da avó e pelas memórias da matriarca sobre algumas misteriosas experiências agrícolas na região da Moldávia, retrata o choque industrial imposto à região pelo Estado Soviético e o peso dessas consequências a longo prazo.

Para além do Focus Country dedicado à Roménia, O Beast IFF inclui ainda as secções competitivas EastWave, EastDoc e experimental EAST, que apresentam médias e curtas-metragens de jovens talentos emergentes. De comédias irreverentes e absurdas como a curta eslovaca "Sh_t Happens", ao retrato do nascimento de um fenómeno artístico na cidade de Minsk em "Pure Art", e ao abstracionismo sensível de "Aleph Zeta (XVII): A Estrela", filmado no Panamá e no deserto do Atacama.

Estas secções, assim como o programa V4 Screen, estarão disponíveis até 4 de abril para os subscritores da Filmin Portugal, ou por meio do formato pay-per-view da plataforma. Ao mesmo tempo, outras plataformas como Vimeo, YouTube, Twitch, Facebook e Instagram também hospedarão outras secções, eventos, live streams e Q&As do BEAST IFF.

Beast International Film Festival

Depois de março, o festival estende-se até 1 de junho através de exibições especiais mensais, eventos e a realização da terceira edição do Visegrad Film Hub – um evento da indústria dedicado aos países do Grupo de Visegrado –, incluindo ainda mais exibições, master classes e workshops a partir de uma oferta online e, possivelmente, local.

Caso as diretrizes de saúde portuguesas assim o permitam, instalações culturais como o Cinema da Trindade, Cinema Passos Manuel, Casa das Artes e a Biblioteca Municipal Almeida Garrett, no Porto, também realizarão exibições e atividades do BEAST IFF, entree abril a junho.