Cartaz de cinema

Quarentena cinéfila com a Medeia Filmes (filmes de maio)

Publicado em 27 Abr. 2020 às 16:09, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Estreias)

Quarentena cinéfila com a Medeia Filmes (filmes de maio)

Há excelentes filmes de Bergman, Tati, Mizogushi e muito Ozu para ver em casa durante as próximas três semanas.

Neste período de confinamento em que as salas de cinema se mantêm encerradas, a Medeia Filmes continua a levar o cinema a casa dos espectadores. Todas as terças, quintas e sábados, a partir das 12h00, a Medeia Filmes disponibiliza grandes filmes (de forma gratuita) através do seu site.

Cada filme fica disponível até à hora de colocação do filme seguinte – deste modo, o primeiro filme fica online das 12h00 de terça-feira às 12h00 de quinta; o segundo filme da semana pode ser visto a partir das 12h00 de quinta-feira, até às 12h00 de sábado; o último filme semanal é disponibilizado às 12h00 de sábado, ficando apto para visualização até às 12h00 da terça-feira seguinte.

Para a próximas três semana, são os seguintes os filmes apresentados:

Semana 8

Quarentena Cinéfila 8 

O SÉTIMO SELO (1957), de Ingmar Bergman

Disponível a partir das 12h00 de terça-feira, 5 de Maio, até às 12h00 de quinta-feira, 7 de Maio

Com: Max von Sydow, Gunnar Björnstrand, Bengt Ekerot

De volta das Cruzadas, um cavaleiro vê o seu país espiritual e fisicamente devastado. Com a fé abalada e o sentido da vida a tomar de assalto o seu pensamento, este é abordado por uma estranha e enigmática personagem: a Morte. Pronta para levar o homem consigo, a Morte é desafiada para um jogo de xadrez, cujo resultado ditará o destino do cavaleiro.

 

RUA DA VERGONHA (1956), de Kenji Mizoguchi

Disponível a partir das 12h00 de quinta-feira, 7 de Maio, até às 12h00 de sábado, 9 de Maio

Com: Machiko Kyo, Aiko Mimasu, Ayako Wakao, Michiyo Kogure, Sadako Sawamura

A vida de cinco prostitutas que trabalham num bordel na famosa e histórica zona de prostituição de Tóquio, Yoshiwara, e a forma como os seus sonhos e ambições são constantemente destruídos pela realidade social e económica que as rodeia.

 

HÁ FESTA NA ALDEIA (1949), de Jacques Tati

Disponível a partir das 12h00 de sábado, 9 de Maio, até às 12h00 de terça-feira, 12 de Maio

Com: Jacques Tati, Guy Descombe, Paul Frankeur, Santa Relli, Maine Vallée

Numa pequena aldeia do centro de França é dia de festa: os feirantes chegam à praça com as suas rulotes, carroças, carros, cestas, carrosséis, lotarias, fanfarras. Instala-se um cinema ambulante. É ocasião para os aldeões descobrirem um documentário sobre as proezas dos correios na América. Ridicularizado por toda a aldeia, François, o carteiro, decide aprender a executar o seu trabalho "à americana".

 

Semana 9

Quarentena Cinéfila 9 

MELANCOLIA (2012), de Lars Von Trier

Disponível a partir das 12h00 de terça-feira, 12 de Maio, até às 12h00 de quinta-feira, 14 de Maio

Com: Kirsten Dunst, Charlotte Gainsbourg, Kiefer Sutherland, Charlotte Rampling, John Hurt, Alexander Skarsgård

A (difícil) relação entre duas irmãs é posta à prova ao mesmo tempo que um misterioso novo planeta ameaça colidir contra a Terra.

 

SEGREDOS E MENTIRAS (1949), de Mike Leigh

Disponível a partir das 12h00 de quinta-feira, 14 de Maio, até às 12h00 de sábado, 16 de Maio

Com: Timothy Spallm, Brenda Blethyn, Phyllis Logan, Claire Rushbrook, Marianne Jean-Baptiste

Após a morte da mãe adoptiva, Hortense, uma jovem negra de 27 anos, decide encontrar a sua mãe biológica. Quando finalmente se encontram, Hortense fica espantada ao descobrir que a mãe, Cynthia, é branca e tem uma filha de 20 anos. No início, Cynthia fica perturbada ao ver a filha que havia esquecido há muito tempo. Contudo, mais tarde, decide desenvolver um relacionamento profundo. Cynthia depara-se então com a tarefa de fazer a sua família aceitar o facto de ter uma filha negra...

 

MINHA MÃE (2015), de Nanni Moretti

Disponível a partir das 12h00 de sábado, 16 de Maio, até às 12h00 de terça-feira, 19 de Maio

Com: Margherita Buy, John Turturro, Giulia Lazzarini, Nanni Moretti

Margherita é uma realizadora em plena rodagem de um filme cujo protagonista é um famoso actor americano. Às questões artísticas que enfrenta, juntam-se angústias de ordem pessoal: a sua mãe encontra-se no hospital e a sua filha em plena crise adolescente. O seu irmão, por sua vez mantém-se como uma constante na sua vida. Conseguirá Margherita estar à altura de todos os problemas familiares e artísticos que enfrenta?

 

Semana 10

Quarentena Cinéfila 10 

A FLOR DO EQUINÓCIO (1958), de Yasujiro Ozu

Disponível a partir das 12h00 de terça-feira, 19 de Maio, até às 12h00 de quinta-feira, 21 de Maio

Com: Shin Saburi, Kinuyo Tanaka, Ineko Arima, Yoshiko Kuga, Fujiko Yamamoto

Na recepção do casamento da filha de um velho amigo seu, Hirayama questiona-se porque razão Mikami, outro velho amigo, não compareceu. Na verdade, Mikami estava preocupado com a filha Fumiko, que fugiu de casa com o namorado, e não quis ir à cerimónia. Mikami pede para Hirayama ir ver como Fumiko está. Este visita então o bar onde ela trabalha como empregada. Ao mesmo tempo que Hirayama se mostra compreensivo com Fumiko, fica furioso quando Taniguchi, o namorado de sua própria filha, faz uma surpresa e pede permissão para se casar com ela.

 

O FIM DO OUTONO (1960), de Yasujiro Ozu

Disponível a partir das 12h00 de quinta-feira, 21 de Maio, até às 12h00 de sábado, 23 de Maio

Com: Setsuko Hara, Yôko Tsukasa, Mariko Okada

Após o falecimento de Miwa, os seus melhores amigos decidem preocupar-se com o futuro da sua viúva, Akiko, e da sua filha, Ayako. Todos acreditam que a melhor solução é casar a jovem, mas esta rejeita um após o outro, todos os candidatos que lhe são oferecidos. Assim decidem casar primeiro Akiko.

 

BOM DIA (1959), de Yasujiro Ozu

Disponível a partir das 12h00 de sábado, 23 de Maio, até às 12h00 de terça-feira, 26 de Maio

Com: Keiji Sada, Yoshiko Kuga, Chishu Ryu, Kuniko Miyake, Haruko Sugimura, Koji Shitara

"Bom dia" retoma um antigo filme do próprio Ozu ("Nasci, mas…"), modificando a história para fazer sentido no período em que foi rodado: neste filme dois rapazes juram não voltar a dizer qualquer palavra até que os pais comprem um aparelho de televisão.