Publicado em 28 Set. 2017 às 15:36, por António Quintas, em Notícias de televisão e séries (Temas: Bastidores)
Os preços estão a subir. Cada episódio da última temporada de "A Guerra dos Tronos" poderá custar quase 13 milhões de euros.
Cada um dos seis episódios finais da série de tv "A Guerra dos Tronos" custará perto de 13 milhões de euros, diz a norte-americana Variety. Estes e outros valores adiantados pela publicação baseiam-se em entrevistas a uma dúzia de executivos de grandes estúdios e canais de televisão que preferiram não ser identificados e dão conta de uma subida generalizada nos custos de produção.
O aumento no número de séries e o aparecimento de plataformas de distribuição como a Netflix, ou a Amazon, inflacionou os gastos com equipamentos e recursos humanos. Ao mesmo tempo, acrescentou dificuldades à rentabilização por parte dos canais tradicionais - dependentes da publicidade e dos serviços por subscrição. E como todos querem apresentar o melhor produto possível, o investimento em efeitos especiais, elencos, guarda-roupa e deslocações também disparou.
Séries de ficção desenvolvidas para os canais e plataformas digitais norte-americanas
Fonte: FX Networks Research, agosto de 2016
Tudo isto leva-nos a pensar que o momento presente na televisão dos EUA, designado por "peak tv" a partir do verão de 2016 - altura em que o termo foi criado pelo CEO da FX Networks, John Landgraf - está a transformar-se a cada dia que passa numa bolha insustentável de centenas de programas a competirem por mercados finitos de espectadores, anunciantes e subscritores. E a próxima pergunta só poder ser: quando vai rebentar?