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Pure ETCR: Eurosport garante emissão do primeiro campeonato multimarca de carros de turismo elétricos

Publicado em 21 Fev. 2020 às 17:46, por filmSPOT, em Notícias de televisão e séries (Temas: Primeiro olhar)

Pure ETCR: Eurosport garante emissão do primeiro campeonato multimarca de carros de turismo elétricos

A organização fica a cargo da Eurosport Events, a mesma promotora da Taça do Mundo de Carros de Turismo da FIA.

Foi ontem apresentada o Pure ETCR, a mais recente competição de carros de turismo, com a grande novidade de incluir apenas viaturas totalmente electricas e de toda a competição estar ligada a um compromisso sério de redução de emissões de carbono em todos os aspetos.

Organizada pela Eurosport Events, que também tem a cargo a Taça do Mundo de Carros de Turismo da FIA (WTCR) a nova competição terá também um formato muito próprio competição.

Para destacar as capacidades do enorme rendimento dos carros de 500kw de potência, cada um será colocado à prova numa série de curtas e intensas batalhas.

Um sorteio em direto dividirá o terreno em diferentes grupos de duelos com os condutores do mesmo fabricante separados. Os carros começam um ao lado do outro e o condutor do primeiro grupo tem a opção de escolher onde se quer colocar.

Os vencedores da primeira batalha avançam para os grupos superiores na Batalha 2, com os vice-campeões a enfrentar-se entre si e os restantes condutores a fazerem o mesmo. Todos os vencedores da Batalha 2 avançam para a Grande Final, juntamente com os vice-campeões na Final B enquanto os restantes pilotos avançam para a Final C.

À medida que a competição avança, são entregues mais pontos em todas as etapas à exceção da Batalha 3. A performance de cada carro terá de ser de "tudo ou nada" numa só volta e determinará quem será o primeiro a escolher a sua posição de partida em cada final.

Os carros serão alinhados lado a lado a cada batalha, dentro do "Portão de Saída" gigante, que se irá converter numa das peças-chave do novo formato. Quando as luzes se apagarem, o portão abre-se e começa a ação. Uma vez iniciada a corrida, cada condutor tem à disposição a função "push to pass", libertando energia e potência extra de modo a ter a oportunidade de ultrapassar o carro à sua frente.

O "Modo Luta" (um impulso de potência adicional, mais pequeno) dará ao rival ultrapassado a oportunidade de recuperar da manobra e reentrar na luta.

Os pilotos e as equipas preparam-se para as batalhas na "Zona Quente", uma área de ligação onde é possível ver toda a ação no circuito enquanto os companheiros lutam para conseguir os melhores tempos. De seguida, dirigem-se imediatamente para os carros nos portões de saída, garantindo uma rotação extremamente rápida entre as batalhas.

Após cruzarem a meta, os carros são levados para a Estação de Energia; o centro de uma zona interativa dentro do "paddock", onde os adeptos podem ver de perto os veículos.

Este ano, a época inaugural do Pure ETCR, dois pilotos por marca enfrentam-se a cada evento em cada circuito na luta pelas suas marcas pessoais. As luzes dos semáforos apagam-se para a primeira batalha no espetacular Salzburgring, na Áustria, como parte de um evento duplo com o WTCR, entre 24 e 26 de julho. Uma semana depois, a competição muda-se para Copenhaga, onde os participantes competirão pela primeira vez num circuito urbano.

Após a pausa do verão, o campeonato retoma no Inje Speedium, na Coreia do Sul, outra vez com o WTCR, entre 16 e 18 de outubro.

O evento final do ano acontece em Guangdong, na China, em novembro.

Antes, os fãs poderão assistir à prova realizada no Festival de Velocidade de Goodwood, no Reino Unido, entre os dias 9 e 12 de julho, onde um carro de cada marca competirá em corridas de contrarrelógio.

A temporada de 2020/2021 termina nas 24 Horas de Daytona, nos EUA.

Calendário

  • 9-12 de julho – Goodwood Festival of Speed, Reino Unido (somente contrarrelógio)
  • Rd 1 – 24-26 de julho – Salzburgring, Áustria*
  • Rd 2 – 1-2 de Agosto – Copenhaga, Dinamarca
  • Rd 3 – 16-18 de Outubro – Inje Speedium, Coreia do Sul*
  • Rd 4 – novembro (Não confirmado) – Guangdong, China
  • 30-31 de janeiro de 2021 – 24 Horas de Daytona, EUA

*Jornada dupla com o WTCR

Rendimento máximo e novo conceito técnico

Criado pelo Grupo WSC, o conceito técnico utilizado no PURE ETCR promete criar momentos de grande emoção sobre o asfalto entre alguns dos melhores pilotos do mundo. O sistema de propulsão da Magelec Propulsion com uma unidade de baterias da Williams Advanced Engineering dará um impulso de 500 kw de potência através das rodas traseiras, o equivalente a uma potência de 680 bhp.

O sistema de pressão ajudará às ultrapassagens, enquanto que o sistema de contra-ataque adicional dará a oportunidade de recuperar o terreno perdido. Os carros têm a capacidade de ir dos 0 até aos 100 km/h em apenas 3,2 segundos. A energia é conseguida a partida de carregadores da EnelX.

Opção pelo transporte marítimo e geradores a hidrogénio

Os promotores afirmam que o Pure ETCR tem como objetivo mudar as mentalidades em relação aos carros elétricos e promover a mobilidade elétrica como uma questão de responsabilidade social. Sob esta mentalidade foram alcançados uma série de compromissos-chave para obter um grau maior de sustentabilidade no desporto motorizado.

Uma destas ações-chave na primeira temporada do campeonato é o compromisso de não utilizar transportes aéreos e optar pelos transportes marítimos, com impacto 100 vezes menor no meio ambiente. Este objetivo será alcançado mediante um calendário otimizado, agrupado por regiões.

No "paddock" serão utilizados geradores alimentados a hidrogénio, significativamente menos impactantes do que as tradicionais unidades alimentadas por combustão interna.