Cartaz de cinema

Próximos encontros no ANIM mostram resultados da campanha nacional de recolha de filmes sobre o 25 de Abril

Publicado em 16 Abr. 2024 às 09:06, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Ciclos de cinema)

Próximos encontros no ANIM mostram resultados da campanha nacional de recolha de filmes sobre o 25 de Abril

A campanha "Filmou o 25 de abril?" promovida pelo Arquivo Nacional de Imagens em Movimento quer garantir a preservação de filmes domésticos e amadores.

Os "Encontros no ANIM" são um momento de partilha de conhecimentos e de reflexão crítica sobre a história do cinema em Portugal realizados conjuntamente por investigadores universitários, conservadores de cinema e, também, pelos protagonistas daquela história, com o objetivo de promover o diálogo entre o trabalho de arquivo e o trabalho sobre o arquivo.

A edição 2024 dos "Encontros no ANIM" terá lugar a 23, 24 e 25 de maio, no centro de conservação da Cinemateca, o ANIM (Arquivo Nacional das Imagens em Movimento), na Universidade Nova / FCSH e na Culturgest, anunciaram os organizadores.

Estendendo-se por três dias, os encontros vão centrar a atenção nas coleções de aparelhos e objetos cinematográficos da Cinemateca, na programação de cinema de património, e na prospeção, digitalização e valorização de filmes domésticos e amadores.

Este último aspeto serve de pretexto para divulgar os primeiros resultados da campanha nacional de recolha de filmes sobre o 25 de Abril que a Cinemateca lançou em colaboração com a Comissão Comemorativa dos 50 anos da revolução.

Serão mostrados filmes inéditos rodados na época e recolhidos durante a campanha com a presença e comentário dos seus autores.  

Da agenda proposta, faz ainda parte uma visita guiada ao ANIM, a projeção de filmes recentemente digitalizados e uma conversa sobre estratégias de distribuição e de ativação do património cinematográfica, bem como a apresentação dos resultados de diversos projetos de investigação e visitas às coleções de aparelhos e objetos cinematográficos.

Incluído no programa está também uma IndieTalk promovida pelo IndieLisboa que se realizará na FCSH/NOVA, sobre o tema "Cinema, Património e Transformação" e a sessão de estreia da nova cópia digital do filme "25 Canções de Abril" (Luis Gaspar, 1977), no Pequeno Auditório da Culturgest.