Cartaz de cinema

Próximo filme de Jonathan Glazer rodado em Auschwitz

Publicado em 20 Dez. 2022 às 20:41, por António Quintas, em Notícias de cinema (Temas: Primeiro olhar, Cinema Europeu)

Próximo filme de Jonathan Glazer rodado em Auschwitz

Em fase de pós-produção, "The Zone of Interest" narra o quotidiano de uma família alemã que vive ao lado do campo de extermínio.

O britânico Jonathan Glazer está finalmente a avançar com o seu próximo filme. "The Zone of Interest", vagamente inspirado no livro de Martin Amis que se passa no campo de concentração nazi de Auschwitz, está neste momento em fase de pós-produção.

Glazer, que também escreveu o argumento, tem o projeto em desenvolvimento há pelos menos cinco anos.

A rodagem começou em agosto, na Polónia e decorreu na cidade de Oświęcim (atual nome da localidade antes conhecida como Auschwitz).  

Um artigo num jornal polaco observa como a parte velha da cidade foi transformada para se assemelhar novamente aos tempos da ocupação e refere que o cineasta pretende retratar a atmosfera em Auschwitz o mais fielmente possível.

"The Zone of Interest" conta a vida quotidiana de uma família alemã que viveu durante a Segunda Guerra Mundial, mesmo ao lado do campo de extermínio.

Terá sido feita uma extensa pesquisa histórica no Museu e Memorial Auschwitz-Birkenau, com a ajuda do respetivo Centro de Investigação. A produção encontrou-se ainda com residentes que, enquanto crianças, arriscaram as vidas para ajudar prisioneiros.

Sandra Hüller (Toni Erdmann) e Christian Friedel (Babylon Berlin) são os dois principais atores identificados no elenco.

A última longa-metragem de Glazer, "Debaixo da Pele", com Scarlett Johansson, foi lançada em 2013. Antes, assinou "Birth - O Mistério", de 2004, com Nicole Kidman, e "Sexy Beast", com que se estreou nas longas de ficção, em 2000.

Tem uma extensa carreira na direção de videoclips tendo trabalhado com os Massive Attack, Radiohead e Blur. Realizou também o video do tema "Into My Arms", de Nick Cave.