Cartaz de cinema

Programação semanal na Casa do Cinema de Coimbra (8 a 12 de junho 2021)

Publicado em 9 Jun. 2021 às 19:53, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Cinema Português, Ciclos de cinema)

Programação semanal na Casa do Cinema de Coimbra (8 a 12 de junho 2021)

Esta semana, a Casa do Cinema de Coimbra apresenta quatro exibições de quatro ciclos cinematográficos.

Na terça-feira, 8 de junho às 19h00, o ciclo "A Vida é um Jogo" é apresentado pelo Fila K Cineclube, com curadoria de Fernando Fausto de Almeida. A sessão desta semana a exibe "Idílio Selvagem", de Nicholas Ray, filme norte-americano de 1952, que nos apresenta Mitchum, uma ex-vedeta de rodeos, que inicia um jovem cowboy nesta actividade. Atraído pela mulher deste, morre ao participar num último rodeo.

A 9 de junho às 20h30, continua o ciclo "Cinema Queer e fuga ao Estereótipo" promovido pelo Centro de Estudos Cinematográficos. Nessa sessão é apresentada a longa-metragem de Lukas Dhont "Girl" (2018). A história de Lara, uma menina transgénero de 15 anos, que estuda numa prestigiosa academia de dança da Bélgica. O rigor dos treinos que a preparam para ser bailarina tornam-se mais complicados assim que deseja realizar uma cirurgia de redesignação sexual.

No dia de Portugal, 10 de junho às 20h30, o Centro de Estudos Cinematográficos abre o ciclo "Caravanas de Imagens: Cinema e Propaganda Política". Nesse ciclo articulam-se imagens de um passado recente da nossa história dandos a ver os acontecimentos in loco e não o relato da nossa história contemporânea. Nesta sessão é exibido "Bom Povo Português", documentário de Rui Simões (1981) que apresenta o país entre dois momentos históricos cruciais. O PREC: de 25 de abril de 1974 a 25 de novembro de 1975. A Revolução dos Cravos e o Primeiro Governo Provisório.

A quarta sessão da semana é apresentada pelos Caminhos do Cinema Português, concluindo o ciclo "Mimesis" em co-organização com a Universidade de Coimbra, ao apresentar, a 11 de junho às 20h30, a longa-metragem "A Promessa" de António de Macedo (1972). O filme é uma adaptação da peça teatral homónima de Bernardo Santareno que apresenta Maria do Mar e o seu marido, José, jovens recém-casados que vivem numa aldeia de pescadores. A sua intimidade é perturbada por um voto de castidade que fizeram em consequência de uma tempestade que provocou o naufrágio do barco do pai do José, que conseguiu salvar-se, ficando aleijado de uma perna. Ambos vivem em permanente tensão, originada pela presença do Labareda, um cigano recolhido pelo casal, na sequência de uma disputa em que foi esfaqueado. Filme rodado integralmente na Praia da Tocha e restaurado pelo Arquivo Nacional da Imagem em Movimento da Cinemateca Portuguesa.

No sábado, 12 de Junho às 16h00, o ciclo mimesis apresenta uma mesa-redonda online, sobre o "Cinema e Exploração da Mimesis Dramática" convidando para dar a sua visão os atores Guilherme Pompeu (CITAC) e Isa Craveiro (O Teatrão), com moderação de António Pita. O debate poderá ser seguido livremente no Facebook dos Caminhos do Cinema Português.