Cartaz de cinema

Programação especial da RTP para o 25 de abril

Publicado em 24 Abr. 2020 às 15:42, por filmSPOT, em Notícias de televisão e séries

Programação especial da RTP para o 25 de abril

Um documentário sobre Salgueiro Maia e duas obras de ficção com a Revolução dos Cravos como pano de fundo, fazem parte da programação que celebra o 46º aniversário do dia em que Portugal mudou para sempre.

Salgueiro Maia - Rumo À Eternidade

Sábado, às 14h30, na RTP1

Salgueiro Maia - Rumo à Eternidade

A história de Salgueiro Maia, símbolo da Revolução dos Cravos. Acompanha alguns dos momentos mais relevantes da vida de um homem corajoso e tolerante, que contribuiu para o fim de uma ditadura de 41 anos e para a instauração de um regime democrático em Portugal.

O homem que todos conhecem como o Capitão "sem medo", nasceu em Castelo de Vide a 1 de julho de 1944 e foi um dos elementos mais ativos do Movimento das Forças Armadas. Muitos daqueles que acompanharam de perto a sua vida como Carlos Beato, Alfredo Cunha, Adelino Gomes, Coronel Carlos Matos Gomes, Maria Natércia Maia, José Alves da Costa, Hermínio Martinho, Ana Paula Amendoeira e Fernando António Pereira recordam um herói que fez História no nosso país e que, após a Revolução, se manteve como membro do Movimento das Forças Armadas, sem aceitar qualquer cargo político.

 

As Ondas de Abril

Sábado, às 15h15, na RTP1

Em Abril de 1974, dois jornalistas da rádio suíça são enviados a Portugal para fazer uma reportagem sobre a ajuda a um país "subdesenvolvido, mas simpático". Vagueiam pela província portuguesa quando, subitamente, irrompe a Revolução dos Cravos. Decididos a acompanhar os eventos em primeira mão, rumam a Lisboa numa carrinha Volkswagen. Deste modo, aproveitando o facto de estarem no momento certo e no lugar certo, fazem a reportagem das suas vidas sobre o espírito de liberdade do povo luso.

 

Capitães De Abril

Sábado, às 16h45, na RTP1

O retrato da Revolução que mudou a história de Portugal, com realização de Maria de Medeiros. Partindo das memórias do capitão Salgueiro Maia, o filme recria de forma emotiva o dia que mudou o país. Entre a apoteose popular nas ruas de Lisboa, com episódios de circunstância, e os momentos históricos mais marcantes do 25 de Abril, o filme presta igualmente homenagem à memória de Salgueiro Maia.