Cartaz de cinema

Programação da Festa do Cinema Italiano 2020

Publicado em 5 Mar. 2020 às 18:26, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Festivais de cinema)

Programação da Festa do Cinema Italiano 2020

A Festa do Cinema Italiano apresenta mais de 50 filmes, com antestreias nacionais, e realiza-se a partir de 1 de abril em mais de 10 cidades portuguesas.

A partir de abril, Itália e a sua cultura multifacetada estarão em várias cidades portuguesas. Tendo o cinema como protagonista - com antestreias nacionais, retrospetivas e presenças de atores e realizadores italianos. Haverá, igualmente, espaço para a fotografia, arquitetura, gastronomia e até para a realidade virtual que é uma das novidades deste ano.

A Festa do Cinema Italiano é organizada pela Associação Il Sorpasso, com o apoio da Embaixada de Itália, do Instituto Italiano de Cultura de Lisboa, da Câmara Municipal de Lisboa e da EGEAC, bem como Generali, Canais TVCine e TNT, entre outros.

Antestreias

Os destaques da programação incluem o filme de abertura, a antestreia portuguesa de Pinocchio (Pinóquio), de Matteo Garrone, com Roberto Benigni, a 1 de abril, em Lisboa, no Cinema São Jorge, e no Porto, no Cinema Trindade. Considerado um dos realizadores mais interessantes do novo cinema italiano (Gomorra, Dogman, O Conto dos Contos), Matteo Garrone volta ao clássico da literatura infantil, mantendo as tintas sombrias do original livro de Carlo Collodi. A sessão de abertura conta com a presença do jovem actor Federico Ielapi, de 10 anos que interpreta Pinocchio.

No encerramento, outra antestreia. Depois do sucesso de "Cá por Casa Tudo Bem", Gabriele Muccino volta ao melodrama com "Gli anni più belli" (As Coisas que nos Fazem Felizes), um filme com Pierfrancesco Favino, Kim Rossi Stuart, Micaela Ramazzotti e Claudio Santamaria sobre a amizade e o amor desenvolvido ao longo de várias décadas. A 9 de abril, no Cinema São Jorge, em Lisboa.

Vencedor do Prémio do Júri na última edição do Festival de Veneza, chega agora a Portugal, "La mafia non è più quella di una volta" (Era uma vez a Máfia), de Franco Maresco, um divertido e surreal filme sobre a vida na cidade de Palermo, através das histórias de quem luta ou convive com as organizações criminosas desta cidade. A acompanhar este filme, a exposição fotográfica "Mafia, Passione... Amore", traz a Lisboa uma das protagonistas, Letizia Battaglia, nome incontornável da fotografia italiana e uma artista reconhecida no mundo pelo trabalho único e cru sobre a máfia e os seus crimes.

Livremente inspirado no romance autobiográfico de Jack London, "Martin Eden", de Pietro Marcello, foi aclamado pela crítica, um retrato sobre a importância da cultura no mundo.

"Momenti di trascurabile felicità", de Daniele Luchetti, apresenta-nos uma comédia que coloca a questão se numa hora e meia de filme teríamos tempo para aquilo que conta realmente. Para estar com as pessoas que gostamos e apreciar as pequenas coisas da vida.

Depois de "A Rapariga no Nevoeiro", Donato Carrisi volta ao grande ecrã com "L'uomo del labirinto", baseado num dos seus best sellers, "O Homem do Labirinto". Um thriller com Toni Servillo e Dustin Hoffman como protagonistas.

Sucessos de bilheteira em Itália

Tolo Tolo

Depois do estrondoso sucesso de bilheteira em Itália, "Tolo Tolo", de Checco Zalone, chega agora a Portugal. O realizador é também o ator desta sátira que não poupa ataques e piadas sociais.

"Figli" de Giuseppe Bonito é uma brilhante comédia sobre a dificuldade de um casal em aguentar o stress e as dificuldades que um bebé encarrega.

Protagonista do filme e nosso convidado de honra é o Valerio Mastandrea, um dos actores italianos mais apreciados da sua geração e que os espectadores da Festa do Cinema Italiano já conheceram através dos muitos filmes interpretados por ele que exibimos ao logos das edições anteriores.

"Odio l'estate", de Massimo Venier, junta o trio de comediantes italianos - Aldo Baglio, Giacomo Poretti e Giovanni Storti -  num filme com muito humor, e uma sincera dose de emoção e amizade.

"Na La dea fortuna", Ferzan Özpetek volta aos terraços de Roma para contar uma história que junta drama e comédia sobre um casal com o casamento em crise e que de repente terá de tomar conta do filho da sua melhor amiga.

Competição

Sole

Este ano, são cinco as obras em competição, uma seleção de filmes que marcaram presença em festivais europeus, trazendo novos olhares da cinematografia italiana.

Das maiores surpresas do Festival de Veneza, é apresentado "Sole", de Carlo Sironi - história sobre uma improvável família que se forma com a venda de uma criança.

De Locarno vem "Magari", de Ginevra Elkann, um filme íntimo e surpreendente com um realismo mágico que lembra o cinema de Alice Rohrwacher.

Igor Tuveri (um dos mais premiados autores de banda-desenhada do mundo), inspira-se na sua novela gráfica novel homónima para o filme "5 è il numero perfetto", onde Toni Servillo é um assassino reformado que tem que voltar ao ativo, nos anos 70.

Em competição estão ainda "Nevia", de Nunzia De Stefano, um olhar feminino sobre o submundo criminoso das periferias do sul de Itália, e "Butterfly", documentário de Alessandro Cassigoli e Casey Kauffman, sobre Irma Testa, a primeira pugilista italiana a participar nos Jogos Olímpicos.

Este ano, o júri é constituído por Beatrice Leanza, diretora do MAAT, Leonor Teles, realizadora, e Pilar del Río, presidente da Fundação José Saramago.

Centenário do nascimento de Fellini

Este ano, o festival presta homenagem a Federico Fellini, um dos ícones italianos mais influentes do mundo, cujo centenário do nascimento é comemorado este ano.

Neste sentido, a Festa do Cinema Italiano organiza Fellini 100, em colaboração com a Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, a Risi Film, a Alambique Filmes e o Instituto Italiano de Cultura.

Uma oportunidade única para ver em grande sala, seis cópias restauradas com a iniciativa Fellini Essenzial e a filmografia completa do mestre italiano com a retrospectiva Tutto Fellini!, desde os clássicos às obras inéditas como programas de televisão, e o filme de Wes Anderson dedicado ao realizador italiano.

Sessões especiais

The New Pope

Três séries televisivas com produção, ou co-produção italiana estarão no festival. É o caso das segundas temporadas "The New Pope" ficção muito livre sobre as intrigas no Vaticano e "L'amica geniale" (A Amiga Genial), baseada no livro homónimo de Elena Ferrante, que conta a história de duas amigas e em que uma delas desaparece sem deixar rasto.

Também é apresentado o grande sucesso italiano, "Zero Zero Zero", de Stefano Sollima, série baseada no livro de Roberto Saviano, que segue a jornada de um carregamento de cocaína.

Ainda nesta secção será exibido "The Staggering Girl", o mais recente filme do realizador Luca Guadagnino, produzido em colaboração com a marca Valentino, com Julianne Moore como protagonista. O filme estreou na última edição Festival de Cannes.

A Grande Arte no Cinema, ciclo de filmes sobre a arte italiana e mundial integra o festival através de um conjunto de títulos de grande interesse sobre a vida de artistas como Michelangelo, Palladio, Bernini e Leonardo Da Vinci.