Publicado em 17 Out. 2020 às 10:51, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Cinema Europeu, Ciclos de cinema)
A 13.ª Festa do Cinema Italiano realiza-se, a partir de 4 de novembro em mais de 15 salas de cinema portuguesas, exibindo um conjunto de filmes italianos aclamados pela crítica e alguns dos maiores sucessos de bilheteira em Itália.
Em Lisboa, o festival realiza-se de 4 a 12 de novembro, no Cinema São Jorge (sessões de abertura e de encerramento), no UCI El Corte Inglés, e na Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, onde são exibidos os filmes da retrospetiva dedicada a Federico Fellini ao longo de todo o mês de novembro.
Para além de Lisboa, a Festa do Cinema Italiano realiza-se em Cascais (5-8 novembro, O Cinema da Villa), Porto (5-12 novembro, Cinema Trindade), Setúbal (5-8 novembro, Cinema Charlot), Alverca do Ribatejo (6-7 novembro, Teatro-Estúdio Ildefonso Valério), Penafiel (7-8 novembro, Cinemax), Aveiro (10 e 12 novembro, Teatro Aveirense), Coimbra (10-12 novembro, TAGV), Beja (10-12 novembro, Pax Julia Auditório Municipal), Caldas da Rainha (11-13 novembro, CCC), Loulé (13-15 novembro, Auditório do Solar da Música Nova), Viseu (17-20 novembro, Auditório IPDJ), Tomar (17-21 novembro, Auditório Biblioteca Municipal Dr. António Cartaxo da Fonseca), Almada (25-29 novembro, Auditório Fernando Lopes-Graça), Ponta Delgada (27-29 novembro, Teatro Micaelense). Seguem-se outras cidades portuguesas a anunciar em breve.
A Festa do Cinema Italiano terá ainda uma parte da programação disponível online, em colaboração com a plataforma de cinema independente Filmin.pt, onde será possível ver alguns dos filmes presentes no evento físico e alguns títulos inéditos que irão completementar a programação do festival.
Em antestreia portuguesa, "Pinocchio" (Pinóquio), de Matteo Garrone, com Roberto Benigni é o filme de abertura de 13ª Festa do Cinema Italiano, a 4 de novembro, em Lisboa, no Cinema São Jorge. Considerado um dos realizadores mais interessantes do novo cinema italiano ("Gomorra", "Dogman", "O Conto dos Contos"), Matteo Garrone volta ao clássico da literatura infantil, mantendo os tons sombrios do livro original de Carlo Collodi.
Depois do sucesso de "Cá por Casa Tudo Bem", Gabriele Muccino volta ao melodrama com "Gli anni più belli" (Às Coisas que nos Fazem Felizes), um filme sobre a amizade e o amor desenvolvido ao longo de várias décadas, com Pierfrancesco Favino, Kim Rossi Stuart, Micaela Ramazzotti e Claudio Santamaria.
A sessão de encerramento realiza-se a 12 de novembro, no Cinema São Jorge, em Lisboa, e no Cinema Trindade, no Porto.
"Momenti di trascurabile felicità", de Daniele Luchetti, apresenta uma comédia que pergunta se será possível numa hora e meia ter tempo para aquilo que conta realmente. Para estar com as pessoas de quem gostamos e apreciar as pequenas coisas da vida.
Depois de "A Rapariga no Nevoeiro", Donato Carrisi volta ao grande ecrã com "L'uomo del labirinto" (No Centro do Labirinto), baseado num dos seus sucessos literários, "O Homem do Labirinto". Um thriller frenético com Toni Servillo e Dustin Hoffman como protagonistas.
"Figli" (Manual de Sobrevivência para Pais), de Giuseppe Bonito é uma comédia sobre a dificuldade de um casal em aguentar o stress e as dificuldades que um bebé implica.
Do Festival de Berlim, chega "Favolacce", dos irmãos Fábio e Damiano D"Innocenzo. Um conto de fadas sombrio, cheio de tensão e desconforto sobre famílias que veem esperanças e sonhos caírem cedo demais.
Por último "Un Figlio de Nome Erasmus", comédia italiana filmada em Portugal e protagonizada pela jovem atriz Filipa Pinto, que estará presente na sessão.
Este ano, o festival, em parceria com a Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema, homenageia o nascimento de Federico Fellini, através de uma retrospetiva integral do grande mestre do cinema italiano. Uma oportunidade única para ver desde os clássicos às obras inéditas, como programas de televisão e o filme com Wes Anderson dedicado ao realizador italiano.
O convidado de honra desta retrospetiva será o jornalista, realizador e assistente de Fellini, Gianfranco Angelucci, um dos mais respeitados especialistas e divulgadores da obra do mestre de Rimini.
Sessões especiais
"A Grande Arte no Cinema", ciclo de filmes sobre a arte italiana e mundial integra o festival através de um conjunto de títulos sobre a vida de artistas como Palladio, Bernini e Leonardo Da Vinci.
Haverá ainda uma sessão especial no Cinemas Nimas com a exibição do filme "Il peccato – Il furore di Michelangelo", de Andrei Konchalovsky, o último filme do realizador, dedicado ao pintor e escultor Michelangelo.
A música italiana também será destacada com o documentário "Paolo Conte, via con me" sobre o carismático compositor italiano.
Para mais detalhes sobre os filmes, datas e horários das sessões, consulte o site do festival.