Publicado em 22 Jan. 2017 às 17:55, por filmSPOT, em Notícias de televisão e séries (Temas: Bastidores)
Os espanhóis da Onza Partners, produtores de "Ministério do Tempo", acusam a Sony e a NBC Universal de terem copiado o conceito e de o terem aplicado na série "Timeless". A queixa deu entrada num tribunal norte-americano, em novembro de 2016.
Uma adaptação portuguesa do original espanhol - devidamente licenciada - começou a ser transmitida em janeiro, na RTP. Quanto à série "Timeless", estreou em Portugal no final do ano passado, no canal AXN.
As alegações da Onza falam de negociações com a Sony que tiveram lugar em 2015 para a criação de uma versão em inglês de "Ministério do Tempo". Os espanhóis acrescentam que as negociações foram interrompidas pelos norte-americanos pouco tempo antes do anúncio do projeto "Timeless".
Ainda em novembro, a Sony defendeu-se dizendo que não existem mais do que "parecenças gerais entre dois trabalhos sobre viagens no tempo" e que o género em si está "bastante divulgado".
Tanto em "Ministério do Tempo" como em "Timeless", um grupo de três agentes de uma agência secreta governamental viaja pelo tempo de forma a impedir alterações em acontecimentos chave da história. As duas diferenças principais residem no meio de transporte e na origem dos agentes. A série espanhola utiliza "portais" que comunicam diretamente com o passado e os agentes provêm de várias épocas. Os americanos recorrem a uma máquina e os viajantes são todos habitantes do presente.
A primeira audiência deste processo está marcada para 13 de fevereiro.