Cartaz de cinema

Primeiro trailer do regresso de "Avatar"

Publicado em 10 Mai. 2022 às 15:27, por António Quintas, em Notícias de cinema (Temas: Trailers, Primeiro olhar, Posters)

Primeiro trailer do regresso de "Avatar"

A sequela do filme com a maior receita mundial de bilheteira de sempre estreia em dezembro nos cinemas.

Reveladas em primeira mão em Las Vegas durante o congresso de exibidores, as primeiras imagens de "Avatar: O Caminho da Água" foram tornadas públicas pela 20th Century Studios poucos dias após terem surgido nas salas onde acompanharam o início das sessões do mais recente filme da Marvel, "Doutor Estranho no Multiverso da Loucura".

A primeira das quatro sequelas previstas para o filme com a maior receita de bilheteira de sempre, realizado por James Cameron, estreia nos cinemas em dezembro.

Retoma a história uma década após os acontecimentos de "Avatar" para contar a história da família Sully (Jake, Neytiri e os seus filhos), os esforços para se manterem a salvo, as batalhas que lutam e as tragédias que suportam. Tem como protagonistas Zoe Saldana, Sam Worthington, Sigourney Weaver, Stephen Lang, Cliff Curtis, Joel David Moore, CCH Pounder, Edie Falco, Jemaine Clement e Kate Winslet.

Para setembro, está previsto o relançamento do primeiro filme.

Trailer "Avatar: O Caminho da Água"

 

James Cameron, o toque do Midas

James Cameron

Nascido no Canadá, James Cameron começou a carreira no cinema nos efeitos especiais. Fez modelos no estúdio de Roger Corman, dirigiu os truques visuais em "Piranha" (1978) e trabalhou com John Carpenter em "Nova Iorque 1997" ("Escape From New York" no original, de 1981). Pouco depois, tomou o lugar de Miller Drake na realização de "Piranha II - O Peixe Vampiro".

Ganhou o primeiro reconhecimento atrás das cameras com "O Exterminador Implacável" ("The Terminator", de 1984). Dois anos depois, realizou a sequela de "Aliens" a que se seguiram "Abismo" (1989) e "Exterminador Implacável II" (1991).

A primeira fase da carreira de Cameron termina com a comédia de ação "A Verdade da Mentira" ("True Lies", 1994) onde volta a trabalhar com Arnold Schwarzenegger, a estrela que anos antes interpretara o cyborg vindo do futuro.

Em 1997, estreia "Titanic". O filme atinge níveis de popularidade poucas vezes visto e bate recordes de bilheteira nos Estados Unidos e no resto do mundo. Ainda hoje mantém o terceiro maior box office global de sempre (em valores absolutos, sem considerar a inflação). Como bónus, recebeu 11 Oscars, empatando com "Ben-Hur" (1959) no número de triunfos de um único filme.

Após este sucesso, Cameron faz uma pausa na ficção para se dedicar ao outro grande amor da sua vida, o mar.

Entre 2002 e 2005, lança três documentários. Os primeiros exploram os destroços de dois navios célebres, o couraçado alemão Bismark, afundado na Segunda Guerra Mundial, em "Expedition: Bismarck", e o Titanic - regresso a um tema caro ao realizador - em "Ghosts of the Abyss". O último desta trilogia dedicada às profundezas foi "Aliens of the Deep" onde Cameron aponta a sua parafernália tecnológica de última geração à estranha fauna que habita a água sobreaquecida e sulfurosa junto a fontes hidrotermais.

Foi também nesta altura que Cameron ganha gosto pela nova tecnologia 3D e pelo formato de imagem IMAX.

Ainda em 2005 anuncia que o seu próximo filme terá por base uma história que idealizara dez anos antes, "Avatar". Acrescenta que o filme terá uma mistura de cenas ao vivo e animação gerada por computador, utilizando uma versão melhorada da técnica de captura de movimento usada por Robert Zemeckis em "The Polar Express". O cineasta também pretendia estrear o filme somente em 3D, mas acabou por render-se à evidência de que o ritmo de conversão das salas para a nova projeção digital não permitia.

Avatar: The Way of the Water

"Avatar" chega às salas em dezembro de 2009. Tornou-se o maior sucesso de bilheteira de todos os tempos na América do Norte, ultrapassando "Titanic", e foi também o primeiro filme a ganhar mais de dois mil milhões de dólares em todo o mundo. Foi também nomeado para nove Óscares, incluindo Melhor Filme e Melhor Realizador, e ganhou três: Melhor Direção de Arte, Melhor Fotografia, e Melhores Efeitos Visuais.

Ainda hoje, "Avatar" é o filme com maior receita mundial de bilheteira de sempre com 2,8 mil milhões de dólares.

Em 2013, Cameron revela os ambiciosos planos que acabam por hipotecar o seu futuro como cineasta durante os nove anos seguintes. A ideia inicial envolvia a realização simultânea de três sequelas que teriam estreia em 2016, 2017 e 2018. Este esboço foi posteriormente adaptado com a produção separada de dois filmes de cada vez. Também o alinhamento de estreias foi revisto para os meses de dezembro de 2022, 2024, 2026 e 2028.

As dúvidas em redor deste regresso de "Avatar" tanto tempo depois são muitas. Se a conversão da projeção analógica para digital acabou por se fazer, e se o IMAX continua bem presente, o mesmo não se pode dizer do 3D que, em pouco tempo, se esgotou e saiu de moda. Os óculos, de novidade passaram a empecilho. Surgiram queixas sobre o incómodo e o cansaço que provocavam nos espectadores e, verdade seja dita, em quase todos os filmes o 3D pouco ou nada acrescentou, tanto a nível visual como artístico.

Em 13 anos, o mundo passou por uma pandemia, viu o consumo online em casa e em todo o tipo de dispositivos, tomar o lugar do cinema em sala, e há uma geração a quem os habitantes de Pandora nada dizem.

De qualquer forma, o destino da franquia parece claro nas declarações de Cameron numa entrevista em 2017: se os dois primeiros filmes não fizerem dinheiro, não haverá um "Avatar 3", nem um "Avatar 4".