Cartaz de cinema

Primeiro trailer da série "Tokyo Vice": um americano no rasto da máfia japonesa

Publicado em 16 Mar. 2022 às 13:56, por António Quintas, em Notícias de televisão e séries (Temas: Trailers, Primeiro olhar)

Primeiro trailer da série "Tokyo Vice": um americano no rasto da máfia japonesa

Michael Mann realiza o primeiro episódio da descida de Ansel Elgort ao submundo do crime na capital japonesa.

Jake Adelstein viajou para o Japão aos 19 anos, a fim de estudar a literatura daquele país. A sua proficiência no idioma permitiu-lhe ser o primeiro redator não japonês do jornal Yomiuri Shinbun, o maior diário do mundo, onde acompanhou de perto a atividade policial, durante mais de uma década.

Visto como um dos maiores especialistas em crime organizado no Japão, investigou o tráfico de seres humanos no país e ainda colabora frequentemente com organizações que se dedicam ao combate a esta atividade.

Repetidas denúncias de Adelstein sobre as atividades de um alegado chefe da Yakuza (a máfia japonesa), acabaram por provocar a sua saída do jornal. Pouco depois, descobre que o alvo das suas reportagens conseguira obter um transplante de fígado nos EUA através de um de vários acordos estabelecidos entre o FBI e proeminentes figuras do crime organizado no Japão, em troca de informações. A investigação, publicada na imprensa norte-americana, ter-lhe-á valido ameaças de morte. Adelstein foi colocado sob protecção policial em Tóquio, e a sua família mudou-se para os EUA.

Num dos países mais seguros do mundo, avesso a expor publicamente as suas disfunções, mas onde o crime organizado estende os tentáculos até às grandes empresas, instituições financeiras, ou no governo, o extravagante Adelstein é visto como um estrangeiro paranoico e foi mesmo acusado de trabalhar para os serviços secretos norte-americanos, como se pode ler num extenso perfil publicado no The New Yorker em 2012.

Em 2009, publica "Tokyo Vice: An American Reporter on the Police Beat in Japan", onde recorda os tempos de jornalista criminal junto da Polícia Metropolitana de Tóquio.

Um antigo colega de liceu interessa-se pelo livro. J.T. Rogers, dramaturgo americano premiado com um Tony pela peça "Oslo" (depois adaptada para televisão), idealiza a adaptação para cinema, em 2013. Falou-se de Daniel Radcliffe para interpretar Adelstein.

Entretanto, o projeto transita para o formato de minissérie destinada à HBO. Ansel Elgort assume a personagem de Adelstein, com Ken Watanabe ("Godzilla", "O Último Samurai") e Rinko Kikuchi ("Babel", "Batalha do Pacífico"). Michael Mann, realizador veterano, quatro vezes nomeado para os Óscares, responsável porfilmes como "O Último dos Moicanos", "Colateral", "Ali", ou "Heat", dirige o episódio piloto.

Estreia na HBO Max a 7 de abril e este é o primeiro trailer.