Publicado em 15 Ago. 2012 às 20:28, por António Quintas, em Notícias de cinema (Temas: Primeiro olhar, Cinema Norte-Americano)
Os criadores de "Matrix" têm um novo filme. Parece ambicioso e complicado, mas nós contamos-lhe tudo o que sabemos sobre o novo projeto.
Passaram quatro anos desde o dispendioso falhanço intitulado "Speed Racer". Muito do capital de simpatia e boa vontade ganho com "Matrix" já se esfumara com o final meio coxo da trilogia que deixou milhões de fãs a coçar os escalpes.
A produção de 120 milhões de dólares baseada numa serie de animação japonesa pouco conhecida, rendeu apenas 93 milhões em todo o mundo e parecia anunciar dias complicados para o duo de realizadores Andy e Lana Wachowski. No ar ficou a ideia de que os manos seriam apenas mais um "one hit wonder" sem outro filme decente para dar à humanidade.
Apesar de tudo, conseguiram convencer um grupo de investidores - maioritariamente europeus - a colocar dinheiro no projeto seguinte. Agarraram no livro "Cloud Atlas", de David Mitchell, e puseram mãos à obra para o adaptar ao cinema. Havia, no entanto, um pequeno problema: o romance de Mitchell tem uma estrutura complexa, composta por seis histórias espalhadas ao longo de mil anos e está cheia de intricadas relações entre personagens desde meados do século XIX até uma estranha civilização pós-apocalíptica num futuro distante.
Andy e Lana juntaram-se ao alemão Tom Tykwer (de "Run Lola Run" e "O Perfume") e, divididos em duas equipas de rodagem a operar em simultâneo, iniciaram a tarefa gigantesca de transformar "Cloud Atlas" numa longa metragem para cinema com a produção a decorrer em Espanha, na Escócia e na Alemanha, sempre debaixo de grande secretismo.
As primeiras pistas sobre o que poderá ser este filme em termos visuais e a sua relação com o livro vêm de um extenso trailer de cinco minutos e de um vídeo onde os próprios cineastas falam sobre o projeto. Já o site oficial apresenta a interessante e exótica galeria de personagens onde cada ator desempenha vários papéis em diferentes partes da trama. Curiosamente, parece que "Cloud Atlas custou bem menos do que os filmes anteriores dos Wachowski: apenas 110 milhões de dólares.
Um viajante relutante que atravessa o Pacífico em 1850; um compositor que tenta ganhar a vida na Bélgica entre guerras do século XX; uma jornalista empenhada em desvendar um escândalo na Califórnia dos anos 70; um pomposo editor que tenta fugir aos credores nos primeiros anos do século XXI; uma empregada de restaurante geneticamente modificada que aguarda execução no corredor da morte; e Zachry, um jovem ilhéu do Pacífico que testemunha o fim da ciência e da civilização - os narradores de "Cloud Atlas" conseguem ouvir os ecos uns dos outros através do tempo, enquanto os destinos de cada um sofrem pequenas e grandes alterações.
Ben Whishaw, o jovem compositor inglês falido, nos anos 30.
Doona Bae, o androide geneticamente modificado, na Nova Seul de 2175.
Halle Berry, a esposa do compositor, nos anos 30.
Halle Berry, uma sobrevivente da civilização humana,
algures num futuro pós-apocalíptico.
Halle Berry, como uma jornalista durante os anos 70.
Hugh Grant, um canibal, sobrevivente da raça humana,
algures num futuro pós-apocalíptico
Hugo Weaving, uma enfermeira, no presente.
Hugo Weaving, nos anos 70.
Hugo Weaving, num futuro pós-apocalíptico.
Hugo Weaving, como um asiático na Nova Seul de 2175.
James D'Arcy, nos anos 30.
James D'Arcy, nos anos 70.
James D'Arcy, na Nova Seul de 2175.
Jim Broadbent, o editor em fuga, no presente.
Jim Broadbent, nos anos 30.
Jim Sturgess, o advogado em viagem para São Francisco,
em meados do século XIX.
Jim Sturgess, na Nova Seul de 2175.
Keith David, nos anos 70.
Susan Sarandon, num futuro pós-apocalíptico.
Tom Hanks como o Dr. Henry Goose, em meados do século XIX.
Tom Hanks, um gangster no presente.
Tom Hanks, nos anos 70.
Tom Hanks, como Zachry,
algures num futuro pós-apocalíptico.
"Cloud Atlas" terá estreia mundial no festival de Toronto, em Setembro. Chega aos cinemas portugueses a 20 de Dezembro.