Cartaz de cinema

Primeiro filme publicitário português exibido na Cinemateca

Publicado em 22 Nov. 2016 às 13:09, por , em Notícias de cinema (Temas: Ciclos de cinema, Cinema Português)

Primeiro filme publicitário português exibido na Cinemateca

O Museu da Publicidade, com o apoio da Academia Portuguesa de Cinema e da Cinemateca Portuguesa, vai exibir o primeiro filme publicitário português, "Chá nas Nuvens", na sexta-feira, 25 de novembro, às 21h00, no auditório da Cinemateca, em Lisboa.

A entrada é gratuita.

"Chá nas Nuvens" foi realizado em 1917, na cidade do Porto, por Raul Caldevilha. Na altura, juntou perto de 150 mil pessoas em redor da Torre dos Clérigos.

Tratou-se de uma operação promocional nunca antes vista para a nova marca de bolachas "Petit Beurre Invicta". Dois acrobatas galegos, os irmãos Puertollano, escalaram a mais emblemática torre do Porto sem apoio ou proteção. No topo do edifício tomaram uma chávena de chá acompanhada das bolachas "Petit Beurre Invicta" e lançaram panfletos para a multidão.

Foi um momento único na cidade do Porto e um marco histórico na publicidade em Portugal.

Antes da exibição do filme publicitário, irá decorrer uma apresentação das professoras Helena Barbosa e Teresa Lobo sobre a vida e obra do realizador Raul Caldevilha, que terá sido fundador da primeira agência de publicidade portuguesa.

O evento terminará com a exibição de conhecidos spots de televisão que contam com a participação de atores e atrizes que marcaram a agenda publicitária em Portugal, entre as décadas de 1930 e 1970.

Informação útil sobre o evento

Dia: 25 de novembro, 21h00

Local: Auditório da Cinemateca Portuguesa, Rua Barata Salgueiro nº 39, Lisboa

Programa

21h00 – Palestra sobre a vida e obra de Raul Caldevilha

21h30 – Exibição do spot publicitário " Chá nas Nuvens"

22h00 – Exibição de spots publicitários que marcaram as décadas de 1930 a 1970