Cartaz de cinema

Primeiras novidades do Curtas de Vila do Conde 2020

Publicado em 6 Ago. 2020 às 23:35, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Festivais de cinema)

Primeiras novidades do Curtas de Vila do Conde 2020

Novo formato e foco no trabalho de Isaki Lacuesta são as primeiras novidades do Curtas que este ano decorre em outubro.

Cineasta, produtor, cenógrafo, ensaísta, escritor e curador, Isaki Lacuesta é um dos mais interessantes e destacados artistas espanhóis da atualidade. Com um corpo de trabalho que faz disparar o diálogo entre o cinema e as mais diferentes áreas artísticas, tem na versatilidade um dos mais importantes traços de uma obra que derrete as fronteiras entre a cultura académica e a cultura popular.

Tendo ocupado um lugar na crítica de cinema muito antes de se tornar realizador, não é de espantar que o discurso artístico de Lacuesta se construa em cima de um convite constante para a multiplicação dos pontos de vista e formas de olhar, uma premissa que se espalha para lá da tela na várias experimentações e incursões artísticas que pautam o seu percurso. Com mais de uma mão-cheia de filmes e documentários para TV, a sua obra tem vindo a ser mostrada um pouco por todo o mundo, em espaços tão referenciais como o MOMA, a National Gallery em Washington, ou o Centro Pompidou em Paris.

O programa seleccionado para a secção InFocus do Curtas de Vila do Conde incluirá curtas e longas-metragens, assim como a primeira exposição do autor em Portugal. A ter lugar na Solar – Galeria de Arte Cinemática, versará sobre a dimensão expositiva do trabalho de Lacuesta, que estará presente em Vila do Conde para apresentar os seus filmes e participar de uma conferência aberta aos jornalistas e público. Isaki Lacuesta será acompanhado por Isa Campo, parceira de criação, quer na escrita da maioria dos argumentos dos seus filmes, quer na partilha da sua realização.

O Curtas Vila do Conde decorre, este ano, entre 3 e 11 de outubro apresentando um novo formato, adaptado à nova realidade e hábitos de consumo. A par da edição em sala que volta a ter como espaços centrais o Teatro Municipal de Vila do Conde, o Auditório Municipal e a Solar, o evento promoverá um conjunto de iniciativas em formato online, alargando assim a sua área de acção e permitindo que os encontros entre o público e os cineastas possam acontecer de forma segura e próxima. Previstas estão então a calendarização de sessões em formato VoD, numa parceria com a Shift72, assim como a realização de debates, entrevistas e master classes em ambiente virtual.

A programação do 28.º Curtas de Vila do Conde será revelada no decurso dos próximos meses, assim como os detalhes sobre a compra de bilhetes.