Cartaz de cinema

Primeiras imagens da nova série do criador de "Adolescência"

Publicado em 11 Oct. 2025 às 17:27, por António Quintas, em Notícias de televisão e séries

Primeiras imagens da nova série do criador de "Adolescência"

Jack Thorne está a adaptar a famosa obra "Lord of the Flies" para a BBC.

A BBC divulgou as primeiras fotografias da série televisiva "Lord of the Flies" baseada no clássico literário de William Golding e adaptada por Jack Thorne, que ganhou fama recentemente com o impacto de "Adolescense" (Adolescência).

É a primeira vez que o romance de William Golding, publicado em 1954, é adaptado para televisão. Em Portugal tem como título "O Deus das Moscas".

A sinopse da série descreve uma trama fiel ao original que acompanha um grupo de crianças em idade escolar que, após um acidente aéreo, se veem sozinhas numa ilha não identificada do Pacífico sem a supervisão de adultos. De início tentam manter a civilidade e organizam-se sob a liderança de Ralph com o apoio do intelectual do grupo, Piggy. No entanto, Jack, o responsável pelo fogo que sinaliza a presença dos rapazes a potenciais salvadores, revela mais interesse em caçar e obter poder. Gradualmente, afasta os outros da ordem estabelecida e conduz o grupo para uma tragédia inevitável.

As fotografias divulgadas mostram parte do elenco composto maioritariamente por jovens atores em estreia profissional, durante a rodagem na Malásia. 

Clique para ver a galeria "Lord of the Flies"
Lord of the Flies 1/6: Lord of the Flies

Winston Sawyers tem o papel de Ralph, o líder eleito pelos rapazes; Lox Pratt é Jack, o antagonista ambicioso; David McKenna interpreta Piggy e Ike Talbut surge na pele de Simon, uma figura mais contemplativa. O elenco é complementado por Thomas Connor como Roger, os gémeos Noah e Cassius Flemming nos papéis de Sam e Eric, Cornelius Brandreth como Maurice e Tom Page-Turner como Bill. Ao todo, mais de 30 rapazes integram o elenco, representando as fações do acampamento na ilha deserta. 

Anunciada há dois anos e meio, a série que conta com o apoio da família do escritor, está estruturada em quatro episódios de uma hora cada e adotará uma abordagem inovadora ao titular cada episódio com o nome de uma personagem principal – Ralph, Piggy, Simon e Jack –, oferecendo perspetivas distintas sobre o dilema coletivo dos rapazes e a forma como lidam com o isolamento.

Ainda não foi anunciada a data de estreia. 

O legado de "Adolescence"

Adolescence

A série anterior de Jack Thorne, "Adolescence", lançada na Netflix em 2025, gerou um impacto significativo no debate público sobre a influência das redes sociais e da tecnologia na juventude. Aborda temas como a formação de identidade sob vigilância digital, comunidades online tóxicas e os perigos do uso excessivo de smartphones para a saúde mental juvenil. 

Provocou discussões amplas, sobretudo no Reino Unido e influenciou até decisões políticas, com o primeiro-ministro britânico Keir Starmer a convocar uma cimeira em Downing Street para discutir estas questões, destacando o papel da série em sensibilizar para a responsabilidade das plataformas digitais. 

"Adolescence" não só fomentou conversas globais sobre regulação da internet, mas também inspirou orientações práticas para famílias preocupadas com os temas retratados, chegando mesmo a ser recomendada a sua exibição em escolas.