Cartaz de cinema

Primeiras confirmações na programação do FEST 2020

Publicado em 26 Jun. 2020 às 15:42, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Festivais de cinema)

Primeiras confirmações na programação do FEST 2020

Um ciclo de cinema de género ao ar livre e destaque para o trabalho de Quentin Dupieux e Aik Karapetian são as primeiras confirmações para o FEST em Espinho.

Foram conhecidas hoje as primeiras confirmações para o programa de cinema do FEST - Novos Realizadores | Novo Cinema, que, este ano, se realiza entre 2 a 9 de Agosto.

Um ciclo de cinema de humor e de género a decorrer em formato drive-in e um destaque sobre a cinematografia de Quentin Dupieux e Aik Karapetian são as primeiras novidades do programa de cinema para o evento que voltará a decorrer na cidade de Espinho.

Mais conhecido pela carreira musical enquanto Mr. Oizo, Quentin Dupieux tem conquistado na faceta como cineasta, um lugar cimeiro entre os nomes de contra-vaga do cinema francês.

Nunca colocando em causa a importância da cinematografia clássica do seu país, Dupieux é hoje um cineasta de culto, com uma série de comédias surreais sobre personagens ímpares, desconectadas das normas básicas da vida em sociedade, mas que representam muitas das ânsias e necessidades colectivas. Tendo como arma fundamental o humor negro, a sua filmografia conjuga o absurdo com uma estética única, resultando numa experiência original que rapidamente se está a transformar num género por si só.

Na secção do Be Kind Rewind, serão mostrados "Reality", a história de um actor que procura incessantemente pelo grito mais genuíno da história do cinema, e o mais recente "100% Camurça", sobre um homem de tal maneira obcecado pelo seu casaco de camurça, que ambiciona tornar-se no último homem do planeta a vestir um casaco.

A edição 2020 do FEST vai ainda centrar atenções na Letónia. Apesar da longa tradição na sétima arte, o cinema letão não tem sido capaz de captar interesse e devoção como outros exemplos do Báltico. Um facto que muda com o surgimento de uma nova geração de cineastas. A encabeçar a lista, Aik Karapetian, com umaa mistura entre realismo social e cinema de género. O FEST exibirá a sua primeira longa-metragem, "People Out There" e aquela que é considerada a sua obra-prima até à data, "Man With the Orange Jacket".

Este ciclo dedicado ao novo cinema letão exibirá também obras recentes de Signe Birkova, Kristiāna Šuksta e Kārlis Vītols.

A criação da primeira sala drive-in em Espinho é uma das grandes novidades desta 16ª edição do FEST. Para a habitar, o festival apresenta um extenso programa de cinema que se divide entre a comédia e o cinema de género.

No campo do humor, destaque para "Force Majeure", do sueco Ruben Ostlund, "Woman at War", do islandês Benedict Erlingsoon, e ainda para a curta, "I"ll end up in jail", do canadiano Alexandre Dostie.

Após a meia noite, o programa deste novo espaço olha o cinema de terror com a estreia nacional de "Increadably Shrinking Weekend", de Jon Mikel Caballero, "Vendeta", de Coralie Fargeat, e "O Cadáver de Anna Fritz", de Hèctor Hernández Vicens.

Para além das longas-metragens, terão ainda lugar duas sessões de curtas, com destaque para "Souls of Totality" de Richard Raymond, e "A Estranha Casa da Bruma" do português Guilherme Daniel.

A programação completa para a edição 2020 do FEST - Novos Realizadores, Novo Cinema será apresentada ao longo das próximas semanas, assim como as extensões simultâneas que o evento terá em Porto e Lisboa.

 

PROGRAMAÇÃO

 

DRIVE-IN & MIDNIGHT SESSIONS

Longas-metragens

Force Majeure, Ruben Östlund

Revenge, Coralie Fargeat

The Corpse of Anna Fritz, Hèctor Hernández Vicens

The Incredible Shrinking Wknd, Jon Mikel Caballero

Woman at War, Benedikt Erlingsson

Curtas-metragens

Attachment, Kasia Babicz

A Estranha Casa na Bruma, Guilherme Daniel

Bottleneck, Måns Berthas

Goodbye Barbara, Mariel García Spooner

HEN, Janna Kemperman

Homemade, Zulma Rouge

I'll End Up in Jail, Alexandre Dostie

Idols Never Die, Jerome Yoo

Into The Night, Sergiu Zorger

Jackpot, Cristian Casado, Dennis Gleiss

Limbo, Daniel Viqueira

Mata, Fábio Rebelo

Nausea, Thomas Webber

Night Shift, David Dybeck

No Filter, Manu Montejo

Offbeat, Myrte Ouwerkerk

Ramen, Rubén Seca

Souls of Totality, Richard Raymond

Spandex - a tight story about masculinity, Michael Kunov

The Bris Of Michael Moshe Solomon, Coral Amiga

The Plunge, Simon Ryninks

The Travelers, Davi Mello

Them, Robin Lochmann

 

Flavours Of the World

Longas-metragens

People Out There, Aik Karapetian

The Man in the Orange Jacket, Aik Karapetian

Curtas-metragens

Discreet, Žulijennuhums Amadu Kuļibaļi

Enlightenment, Kristiāna Šuksta

He Was Called Chaos Bērziņš, Signe Birkova

Still Life, Anna Ansone

The End, Kārlis Vītols

 

BE KIND REWIND

Deerskin, Quentin Dupieux

Reality, Quentin Dupieux