Cartaz de cinema

Presidente Obama apresenta nova série "Cosmos"

Publicado em 9 Mar. 2014 às 11:41, por filmSPOT, em Notícias de televisão e séries

Presidente Obama apresenta nova série "Cosmos"

A nova série sobre ciência estreia hoje nos EUA com uma apresentação prévia do presidente Barack Obama. "Cosmos: Uma Odisseia no Espaço" dá continuação ao sucesso planetário dos anos 80 da autoria de Carl Sagan.

O presidente dos EUA, Barack Obama, vai lançar o primeiro episódio da série ciência, "Cosmos: Uma Odisseia no Espaço", com uma mensagem de vídeo no início da transmissão simultânea que terá lugar este domingo em 10 canais do grupo FOX, Incluindo o National Geographic Channel.

De acordo com informações dos canais, Obama vai convidar "uma nova geração a abraçar o espírito de descoberta e inspirar os espectadores a explorar novas fronteiras e a imaginarem possibilidades ilimitadas para o futuro."

Esta recomendação segue-se à exibição especial da série na Casa Branca como parte do primeiro Festival de Cinema Para Estudantes que decorreu em finais de fevereiro na residência oficial do presidente dos EUA.

Mais de trinta anos após "Cosmos: Uma Viagem Pessoal" a incrível viagem exploratória pelo universo apresentada por Carl Sagan, a continuação dessa viagem surge agora pela mão de Seth MacFarlane (criador de "Family Guy") que se junta aos colaboradores originais de Carl Sagan.

A escritora Ann Druyan, viúva de Sagan, é a produtora executiva e o astrónomo Steven Soter assume o papel de co-autor da nova série documental de 13 episódios.

Em 1980, "Cosmos" virou uma página na forma como eram feitos os programas televisivos sobre ciência. Ao longo de 33 anos foi vista por mais de 750 milhões de pessoas em 175 países.

Tal como na primeira série, o novo "Cosmos" apresenta a saga de como descobrimos a leis da natureza e encontrámos as nossas coordenadas no espaço e no tempo. O programa dá vida a histórias nunca antes contadas da heróica jornada pelo conhecimento, transportando os espectadores para novos mundos, numa viagem pelo universo para uma visão do Cosmos na sua plenitude.

A série inventa novos modos de contar histórias científicas com o objetivo de revelar a grandiosidade do universo e reinventar elementos celebrados da série original, incluindo o Calendário Cósmico (Cosmic Calendar) e a Nave da Imaginação (Ship of Imagination). Os mais profundos conceitos científicos são apresentados com clareza, uma união de ceticismo e pensamento, e uma interligação entre a ciência rigorosa e elementos visuais, emocionais e espirituais, permitindo aos espectadores uma experiência transcendente – a visão do cosmos na sua imensa escala.

Apresentada pelo astrofísico Neil deGrasse Tyson, a nova série pretende acordar a audiência global para as maravilhas do universo, à medida que estas são reveladas pelo fantástico poder da perspetiva científica.

Brannon Braga, outro dos produtores executivos, é o realizador, ao lado do diretor de fotografia Bill Pope. Juntos irão criar sequências animadas com as vozes de Seth MacFarlane e de outros atores.

Promo

"Cosmos: Odisseia no Espaço" (Cosmos: a Space-Time Odyssey), vai estrear em 180 países em todos os canais FOX e National Geographic, no maior lançamento global alguma vez visto na história da televisão.

Em Portugal, a estreia vai ter lugar amanhã, segunda-feira 10 de março, em simultâneo nos canais FOX, FOX Life, FOX Crime, FX,  FOX Movies e National Geographic Channel – à imagem do que sucedeu quando do lançamento da série "The Bridge".

Os restantes 12 episódios da série são emitidos, exclusivamente, no National Geographic Channel.