Cartaz de cinema

Prémios Goya: "O Bom Patrão" confirma favoritismo

Publicado em 13 Fev. 2022 às 10:07, por António Quintas, em Notícias de cinema (Temas: Temporada de prémios, Cinema Europeu)

Prémios Goya: "O Bom Patrão" confirma favoritismo

Os prémios do cinema espanhol entregues na noite de sábado viram o recordista de nomeações vencer seis categorias, incluindo melhor filme, melhor realização e melhor ator, Javier Bardem.

Partia como favorito incontestado, com um número recorde de 20 nomeações, e confirmou o estatuto ao vencer seis Prémios Goya. Na noite de sábado, em Valência, "O Bom Patrão", de Fernando León de Aranoa, foi melhor filme do ano para a academia espanhola e venceu ainda as categorias de melhor realização e melhor ator, entregue ao protagonista, Javier Bardem, que passa a ser o mais premiado de sempre nas categorias de representação com seis Goyas conquistados. "O Bom Patrão" levou ainda as estatuetas para a melhor banda sonora, argumento original e montagem.

Quanto a Fernando León de Aranoa, passa a fazer companhia a Pedro Almodóvar no grupo de cineastas que receberam três Goyas ao longo da carreira.

"O Bom Patrão" narra a história do proprietário de uma fábrica de balanças industriais que tenta resolver, em tempo recorde, os problemas dos seus trabalhadores, enquanto aguarda ansiosamente pela visita da comissão que irá atribuir um prémio de excelência empresarial.

No Palau de les Arts Reina Sofía, onde decorreu a cerimónia, foram ainda distinguidos os filmes "Maixabel", de Iciar Bollaín, baseado na história verdadeira da diretora do gabinete de apoio às vítimas da ETA, vencedor em três categorias de representação, melhor atriz (Blanca Portillo), ator secundário (Urko Olazabal) e atriz revelação (María Cerezuela);  e "Mediterrâneo", produção greco-espanhola realizada por Marcel Barrena, que aborda o tema do resgate marítimo de migrantes.

"As Leis da Fronteira", de Daniel Monzón, um conto de delinquência juvenil na Girona de finais dos anos 70 recebeu cinco distinções, quatro delas em categorias técnicas.

"Quién lo impide", de Jonás Trueba, retrato da adolescência e juventude, ganhou o Goya para melhor documentário, o dinamarquês "Mais uma Rodada" foi o melhor filme internacional e "A Cordilheira dos Sonhos", do chileno Patricio Guzmán levou o prémio destinado ao melhor filme ibero-americano.

Cate Blanchett tornou-se a primeira pessoas a receber o novíssimo Prémio Internacional Goya.