Cartaz de cinema

Prémios Goya: nove vitórias para "As Bestas" de Rodrigo Sorogoyen

Publicado em 12 Fev. 2023 às 11:13, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Temporada de prémios, Cinema Europeu)

Prémios Goya: nove vitórias para "As Bestas" de Rodrigo Sorogoyen

A academia espanhola de cinema premiou o filme sobre um conflito entre vizinhos numa aldeia da Galiza.

O filme "As Bestas", de Rodrigo Sorogoyen, venceu nove categorias na edição 2023 dos Prémios Goya, promovidos pela academia espanhola de cinema.

Durante a gala no Palácio de Congressos de Sevilha, o thriller sobre o conflito entre um casal francês e a população de uma pequena aldeia galega recebeu as estatuetas para melhor filme e melhor realização. Triunfou ainda nas categorias de melhor ator principal (prémio entregue a Denis Ménochet) e secundário (para Luis Zahera), de melhor argumento original, música, som, direção de fotografia e montagem.

O Goya de melhor atriz coube a Laia Costa pelo papel em "Cinco Lobitos", de Alauda Ruiz de Azúa.

Laura Galán foi a atriz revelação pela interpretação de uma jovem maltratada em "Porquinha", de Carlota Pereda, e Telmo Irureta foi o ator revelação pelo papel de um jovem com paralisia cerebral em "La consagración de la Primavera", de Fernando Franco.

Susi Sánchez foi a melhor atriz secundária pelo trabalho em "Cinco Lobitos".

O Goya para o melhor filme europeu foi para "A Pior Pessoa do Mundo", de Joaquim Trier, e "Argentina, 1985", de Santiago Mitre, venceu a categoria de melhor filme ibero-americano.

O prémio de melhor curta-metragem de animação foi para "Loop", de Pablo Polledri, que bateu, a coprodução portuguesa nomeada, "Os Demónios do meu Avô", de Nuno Beato.

Carlos Saura foi um dos nomes mais centrais da cerimónia deste ano dos Goya. A família do realizador, que morreu sexta-feira aos 91 anos, recebeu o prémio honorário que a academia espanhola lhe tinha destinado.

A francesa Juliette Binoche foi distinguida com o prémio de carreira internacional.