Cartaz de cinema

"Prazer Camaradas!" ao ar livre no Alentejo

Publicado em 9 Jul. 2021 às 10:51, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Cinema Português, Ciclos de cinema)

"Prazer Camaradas!" ao ar livre no Alentejo

 "Prazer Camaradas!", de José Filipe Costa - primeiro filme português a estrear depois da reabertura das salas, em maio, vai ser exibido ao ar livre em aldeias e vilas do concelho de Montemor-o-Novo, em julho e agosto.

Estão ainda previstas sessões em Braga, Vila do Conde, Tomar, Melgaço, Avanca, Funchal, Ponta Delgada, Viana do Castelo e Famalicão.

De 9 de julho a 20 de agosto - numa colaboração entre a Uma Pedra no Sapato e o Cineclube & Filmoteca do Município de Montemor-o-Novo - o filme será exibido em Ciborro, São Geraldo, Foros de Vale de Figueira, São Cristóvão, Cabrela, Silveiras e Santiago do Escoural.

Programa

Julho

  • 9  Ciborro - Largo do Povo
  • 16 São Geraldo - Largo da Igreja
  • 17 Foros de Vale de Figueira - Junto ao Centro Cultural
  • 24 São Cristovão - Largo 25 de Abril
  • 31 Cabrela - Largo Dr. Pascoal Coelho

Agosto

  • 07 Silveiras - Junto ao Centro Cultural
  • 20 Santiago do Escoural - Praça da República

Todas as sessões às 21h30.

Em 1975, após a revolução de abril, uma mulher e dois homens - Eduarda Rosa, João Azevedo e Mick Geer - viajam da Europa do Norte para trabalharem nas cooperativas das herdades ocupadas no Ribatejo. Como muitos outros, ajudam nas actividades rurais e pecuárias, dão consultas médicas, aulas de planeamento familiar, mostram filmes de educação sexual e participam nos bailes tradicionais. Vêm fazer a revolução sexual, abalando as velhas certezas de quem viveu tanto tempo em ditadura: como convivem homens e mulheres nas aldeias do Ribatejo? Por que é que as mulheres têm de ir virgens para o casamento? Por que é que só os homens têm direito ao prazer sexual?

Tendo estreado mundialmente no festival de Locarno, e com ante-estreia nacional, no Doclisboa e estreia nacional a 20 de maio, em "Prazer, Camaradas!" - entre a ficção e o documentário - são abordados, de uma forma bem humorada, criticados e satirizados alguns comportamentos e valores do passado e impõe-se a igualdade entre homens e mulheres. Comportamentos estes que exercem um grande impacto na vida quotidiana como, por exemplo, a divisão das tarefas domésticas ou a violência exercida pelos homens sobre as mulheres. Em contraste, "Prazer, Camaradas!" mostra outra perspectiva da vivência da sexualidade, menos conservadora e mais centrada no papel – até aí bastante submisso – das mulheres.