Publicado em 17 Jun. 2021 às 12:14, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Ciclos de cinema)
As sessões de junho decorrem no Museu de História Natural e Ciência da Universidade do Porto e são de acesso livre.
"Tempo, memória e resistência", assim se intitula o ciclo de cinema ao ar livre programado pelo Porto/Post/Doc que arranca este mês, em parceria com a Casa Comum.
A ter lugar entre 28 e 30 de junho, no Museu de História Natural e Ciência da Universidade do Porto, a mostra integra títulos que propõem novas visões, críticas e poéticas, sobre temas que marcam a vida social e política do século XX.
"Nostalgia da Luz", de Patricio Guzmán, "Honeyland - A Terra do Mel", de Tamara Kotevska e Ljubomir Stefanov, e "Feliz como Lázaro", de Alice Rohrwacher, são os três primeiros filmes de um ciclo que se estenderá até novembro e passará também pelo cinema Passos Manuel.
As sessões de junho no museu decorrem sempre pelas 21h30 e são de acesso livre.
"Nostalgia da Luz" de Patricio Guzman, é um documentário que leva à perspectiva das mães dos operários, mineiros e índios presos políticos desaparecidos e torturados, à eterna luta contra o esquecimento das vítimas do regime de Pinochet.
Da Macedónia, "A Terra do Mel", documentário nomeado para os Óscares, traz o tema do equilíbrio e respeito pela natureza, filmado num tempo suspenso, numa harmonia rara de entendimento com a tradição, num ecossistema ameaçado pela ganância, os realizadores e as duas protagonistas mostram os perigos da ganância e do lucro fácil, parábola poética sobre o tempo atual de grandes contradições.
"Feliz como Lázaro", de Alice Rohrwacher, premiado no Festival de Cannes em 2018, transporta o espectador para uma viagem de várias décadas, tão próxima do realismo mágico da literatura como do universo cinematográfico Felliniano, um conto encantatório que mistura actores profissionais e não profissionais para revisitar as memórias do protagonista entre a inocência da sua existência e a maldade humana de quem se aproveita dele.
O ciclo será retomado em setembro com a restante programação a ser anunciada brevemente. Estão previstos 10 filmes de cineastas com perspectivas diferentes, mas igualmente empenhados política e socialmente, exemplos da vitalidade do cinema mundial contemporâneo.
2010 | Drama, Documentário | 90 min
Com Gaspar Galaz, Lautaro Núñez, Luís Henríquez
Realização Patricio Guzmán
Class. etária M/12
Estreia em Portugal 11 Fev. 2016
Distribuidor Midas Filmes
2019 | Documentário | 85 min
Com Hatidzhe Muratova, Nazife Muratova, Hussein Sam
Realização Tamara Kotevska, Ljubomir Stefanov
Class. etária M/12
Estreia em Portugal 20 Ago. 2020
Distribuidor Films4You
2018 | Drama | 125 min
Com Adriano Tardiolo, Agnese Graziani, Luca Chikovani
Realização Alice Rohrwacher
Class. etária M/12
Estreia em Portugal 11 Out. 2018
Distribuidor Midas Filmes