Publicado em 20 Nov. 2024 às 16:16, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Festivais de cinema)
O festival decorre entre 22 e 30 de novembro em diversos espaços da cidade do Porto, com a maioria das sessões de cinema concentradas no Batalha e no Passos Manuel.
O Porto/Post/Doc - Festival Internacional de Cinema volta a animar a cidade do Porto entre 22 e 30 de novembro, com uma programação que reflete uma visão abrangente e plural do cinema, abordando temas culturais, sociais e políticos contemporâneos.
Esta sexta-feira, o festival abre com "Apocalipse nos Trópicos", o mais recente filme da cineasta Petra Costa, que examina a perigosa interseção entre religião e política no Brasil, destacando o papel do movimento evangélico na ascensão de Jair Bolsonaro à presidência. O encerramento trará "An Urban Allegory", resultado da colaboração entre Alice Rohrwacher e o artista visual JR.
No eixo competitivo, a Competição Internacional apresenta uma seleção de obras de cineastas de todo o mundo:
Outros destaques incluem "Altas Horas da Noite", de Daniel Hui, que reflete sobre identidade e repressão em Singapura, e "Fragmentos de Gelo", de Maria Stoianova, que explora as memórias pós-soviéticas. Filmes como "Okurimono", de Laurence Lévesque, e "Os Apartamentos", de Alessandra Celesia, investigam os legados de traumas históricos, enquanto "Audição Preventiva", de Aura Satz, e "O Regresso do Projecionista", de Orkhan Aghazadeh, abordam os efeitos da memória e da resistência cultural.
Entre os programas especiais, o festival apresenta A Europa Não Existe, Eu Estive Lá, que analisa os valores fundacionais do continente, e foca o trabalho de Salomé Jashi, cineasta georgiana cuja obra aborda o contexto sociopolítico do seu país. A realizadora estará presente no Porto para sessões comentadas e uma masterclass.
Na secção Cinemateca Ideal dos Subúrbios do Mundo, o festival explora narrativas das margens urbanas globais, exibindo filmes de Basil da Cunha, Alice Diop e Meryem-Bahia Arfaoui. A colaboração com a "Mostra Espanha" e o programa "Tour d'Europe" amplia a oferta, com títulos de cineastas como Vitaly Mansky e Jonás Trueba.
A ligação entre cinema à música, feita através do programa da secção Transmission, destaca trabalhos relacionados com artistas como Abba, Brian Eno e Pavement. Estreiam ainda documentários como "Ernest Cole: Lost and Found" e "Caixa de Resistência", sobre figuras de referência na fotografia e no cinema.