Publicado em 13 Jun. 2025 às 17:12, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Primeiro olhar, Cinema Norte-Americano)
A longa-metragem original realizada por Enrico Casarosa decorre em Veneza e tem estreia prevista para 2027.
A Pixar revelou um novo filme durante a apresentação desta sexta-feira no Festival Internacional de Cinema de Animação de Annecy, em França. "Gatto", atualmente em produção, tem estreia marcada para o verão de 2027.
Será realizado por Enrico Casarosa, natural de Itália e radicado nos Estados Unidos, responsável por "Luca", e marca o regresso da Pixar a Itália, desta vez à cidade de Veneza. A história segue Nero, um gato preto que se vê em dívida para com um chefe mafioso felino e, como consequência, é obrigado a formar uma amizade inesperada que poderá ajudá-lo a encontrar o seu verdadeiro propósito.
"Gatto" vai distinguir-se de outros filmes da Pixar pela abordagem visual diferente. Ao contrário do CGI tradicional que caracteriza grande parte da produção da Pixar, em "Gatto" será usada uma técnica de animação digital inspirada na pintura feita à mão. Esta direção artística aproxima-se do estilo visto em "Wish: O Poder Dos Desejos", da Disney, ou "Homem-Aranha: Através Do Aranhaverso", explorando texturas e traços que simulam a ilustração manual.
O anúncio de "Gatto" surge poucos meses após "Flow", filme independente feito com software livre pelo realizador lituano Gints Zilbalodis - também centrado num gato preto - ter conquistado o Óscar de Melhor Longa-Metragem de Animação.
Durante a apresentação em Annecy pelo diretor criativo da Pixar, Pete Docter, o estúdio exibiu igualmente a primeira imagem oficial de "Hoppers". A longa-metragem, realizada por Daniel Chong, conta a história de Mabel, uma jovem amante da natureza que utiliza uma nova tecnologia para transferir a sua consciência para um castor, com o objetivo de compreender melhor o mundo animal. "Hoppers" tem estreia marcada para 6 de março de 2026 e conta com as vozes de Piper Curda, Bobby Moynihan e Jon Hamm.
A Pixar revelou ainda a sequência de abertura de "Toy Story 5", o segundo filme do estúdio previsto para o próximo ano com lançamento agendado para o verão.