Publicado em 21 Mar. 2025 às 16:06, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Trailers, Primeiro olhar)
Nova versão restaurada do filme de 1972 terá estreia mundial nos cinemas a partir de 24 de abril.
"Pink Floyd at Pompeii - MCMLXXII", o filme de 1972 realizado por Adrian Maben, estreia nos cinemas a 24 de abril. A Trafalgar Releasing e a Sony Music Vision vão lançar o filme concerto em cinemas de todo o mundo a partir de 24 de abril. Os bilhetes já estão à venda.
Remasterizado digitalmente em 4K a partir das imagens originais em 35mm, "Pink Floyd at Pompeii - MCMLXXII" teve ainda o áudio melhorado e remisturado por Steven Wilson.
O filme será acompanhado pelo lançamento do álbum do concerto em CD, áudio digital e, pela primeira vez, em Dolby Atmos e vinil, a partir de 2 de maio.
O videoclipe do tema 'Echoes' apresenta um primeiro olhar sobre as filmagens e o áudio recém-restaurados.
Rodado em outubro de 1971, antes do lançamento do álbum "The Dark Side Of The Moon", "Pink Floyd: Live At Pompeii" capta a banda nas ruínas do antigo anfiteatro romano em Pompeia, Itália, num concerto íntimo sem público, o primeiro espetáculo contemporâneo realizado naquele local histórico.
O filme inclui interpretações de temas como "Echoes", "A Saucerful of Secrets" e "One of These Days", complementadas por imagens do anfiteatro, captadas de dia e de noite.
Além das cenas da atuação, o documentário oferece registos do início do trabalho em "The Dark Side of the Moon", gravado nos Abbey Road Studios. Nick Mason, baterista dos Pink Floyd, descreve o filme como "um documento raro e único".
A restauração, liderada por Lana Topham, Diretora de Restauro dos Pink Floyd, foi um processo minucioso a partir do negativo original de 35 mm, descoberto em cinco latas nos arquivos da banda.
Digitalizado em 4K, o filme foi restaurado fotograma a fotograma, com técnicas avançadas que preservaram a integridade da imagem, realçando cores e detalhes com uma aparência natural.
"Desde 1994 que procuro as bobinas originais de "Pink Floyd At Pompeii". A descoberta do negativo original de 1972 foi um momento muito especial. Esta versão restaurada apresenta a primeira montagem completa de 90 minutos, combinando a edição original de 60 minutos da atuação com segmentos adicionais nos Abbey Road Studios", afirmou Topham.
A qualidade sonora também foi melhorada, com uma nova mistura em 5.1 e Dolby Atmos, criada por Steven Wilson, que procurou manter a autenticidade do som da banda em 1971.