Publicado em 22 Jan. 2023 às 12:24, por filmSPOT, em Notícias de televisão e séries (Temas: Estreias)
O capitão deixa o mar de Bering e tenta garantir um novo espaço para a pesca do caranguejo-real.
Em "Pesca Radical" o Discovery Channel encontrou um dos seus programas de maior longevidade e sucesso. Já lá vão 18 temporadas a bordo com os pescadores de caranguejo pelas águas geladas do Mar de Bering, a norte da Península do Alasca, num dos cenários mais perigosos e adversos para a atividade humana.
Após anos de rivalidades, amargas discussões, acidentes, naufrágios e mortes, deceções e alegrias, problemas com drogas, colapsos mentais e físicos, armadilhas vazias e dramas ecológicos, a série enfrenta um obstáculo dramático, o aquecimento global.
Com a população estimada abaixo do limite regulamentar, a captura do caranguejo foi suspensa pelas autoridades do Alasca até se descobrir a razão para o desaparecimento das duas espécies principais, o caranguejo real e o caranguejo das neves.
Os cientistas lutam para descobrir se a mudança é permanente devido ao aquecimento das águas que estará a forçar o caranguejo a migrar para entrar águas mais frias a norte e a indústria pesqueira tenta recentrar-se em espécies mais sustentáveis.
Sig Hansen, um dos veteranos de "Pesca Radical", pensou de forma diferente e optou pelo regresso à terra dos seus antepassados, a Noruega. A saga nórdica será o objeto de um derivado da série original com o subtítulo "O Regresso do Viking".
Com uma equipa de pescadores de confiança, a conversão de um antigo navio da guarda costeira, e a ajuda da filha e parceira de negócios, Mandy, os Hansen querem trazer para o mercado europeu uma espécie anteriormente considerada como descartável.
A seu favor, o facto de o caranguejo-real ser uma espécie invasora na região. O principal obstáculo, a inexistência deste mercado nos países nórdicos e as barreiras colocadas pelos barões do mundo piscatório local.
O novo desafio vai permitir que Hansen e a sua filha Mandy redescubram as suas raízes, mas também vai gerar conflitos de interesse dentro da própria equipa, quando o capitão Jake, a quem Hansen confiou o navio, se deparar com este filão de caranguejo-real.
"Pesca Radical: O Regresso do Viking" estreia sábado, 28 de janeiro, às 21h00, no canal Discovery.