Cartaz de cinema

"Peregrinação" é o filme português candidato aos Óscares e ao Goya 2019

Publicado em 11 Set. 2018 às 18:08, por , em Notícias de cinema (Temas: Cinema Português, Oscars, Temporada de prémios)

"Peregrinação" é o filme português candidato aos Óscares e ao Goya 2019

O filme "Peregrinação", do realizador João Botelho ("A Corte do Norte", "Filme do Desassossego", "Os Maias"), foi eleito pela Academia Portuguesa de Cinema para representar Portugal na edição de 2019 dos Goya (prémios de cinema da academia espanhola) e dos Óscares, que se realizam, respetivamente, a 2 e a 24 de fevereiro.

"Peregrinação", que estreou em Portugal a 1 de novembro de 2017, é a adaptação ao grande ecrã do livro, "A Peregrinação" de Fernão Mendes Pinto. Editado 30 anos após a sua morte, em 1614, a obra relata a aventura do navegador português que partiu em 1537 para a Índia e percorreu os confins da Ásia ao longo de mais de duas décadas.

O filme conta com um elenco recheado de nomes nacionais e internacionais. Cláudio da Silva interpreta duas personagens, a do protagonista, Fernão Mendes Pinto, e a de António Silva, e é acompanhado por nomes como Cassiano Carneiro, Pedro Inês, Catarina Wallenstein, José Neto, Maya Booth, Pedro Lacerda, Jani Zhao e Zia Soares, entre muitos outros.

Filmado "em 14 semanas intensas", no verão de 2016 (China, Japão, Índia, Malásia e Vietname ) e na primavera de 2017 (Lisboa, Sintra, Vila do Conde, Tomar e Sesimbra), "o filme deve muito à fotografia do Luís Branquinho, que é quase pintura, mas distante, como tinha de ser, daquele estilo à Caravaggio de outros filmes meus, e ao guarda-roupa da Sílvia Grabowski, que me deu sugestões preciosas e fez roupa que eu não imaginaria", explicou João Botelho.