Cartaz de cinema

"Per Letizia": Festa do Cinema Italiano apresenta exposição da fotógrafa "oficial" da máfia

Publicado em 18 Abr. 2022 às 20:49, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Cinema Europeu, Bastidores)

"Per Letizia": Festa do Cinema Italiano apresenta exposição da fotógrafa "oficial" da máfia

A exposição dedicada a Letizia Battaglia, fotojornalista italiana falecida na passada semana, vai estar patente na Sociedade Nacional de Belas Artes de Lisboa entre 20 e 27 de abril.

A Festa do Cinema Italiano, em colaboração com a Sociedade Nacional de Belas Artes e o Instituto Italiano de Cultura de Lisboa, apresenta a exposição "Per Letizia", composta por algumas das mais emblemáticas obras da fotógrafa. A exposição estará na Sociedade Nacional de Belas Artes de Lisboa durante uma semana, de 20 a 27 de abril.

A entrada é gratuita.

Uma oportunidade para conhecer e recordar uma das artistas mais irreverentes e a sua luta contra a máfia através da fotografia.

Em 2019, foi uma das protagonistas do documentário "La mafia non è più quella di una volta", de Franco Maresco, filmado por ocasião do 25.º aniversário da morte dos juízes Giovanni Falcone e Paolo Borsellino, assassinados pela máfia. Letizia Battaglia, amargurada pelo aproveitamento das comemorações por parte da classe política italiana, acompanhou o realizador Franco Maresco num olhar sarcástico pela memória histórica italiana.

Desde que começou a fotografar, em 1971, que a obra de Letizia Battaglia permanece estritamente ligada à cidade de Palermo.

Foi a partir de 1974, como editora de fotografia do jornal L'Ora, que documentou os conflitos que abalaram a cidade, especialmente nas décadas de 1970 e 1980, na época mais violenta da "guerra da Máfia". Battaglia documentou também a vida dos bairros pobres da cidade, os movimentos políticos, o despertar de novos comportamentos sociais, produzindo imagens que se tornaram conhecidas no mundo inteiro.

Encarou a fotografia como um instrumento de intervenção e de denúncia social, que se uniu a uma extraordinária força expressiva e uma consciência formal, que marcam as suas fotografias com uma assinatura inconfundível e a tornaram num dos mais emblemáticos nomes da fotografia europeia da sua geração.

Feminista, ambientalista, mulher de esquerda, Letizia Bataglia fundou a revista Mezzocielo, com textos e fotografias feitas exclusivamente por mulheres, fundou posteriormente uma agência fotografia de informação e em 2017 inaugurou o Centro Internacional de Fotografia de Palermo.

Exposição "Per Letizia"

De 29 a 27 de abril 2022

Sociedade Nacional de Belas Artes

Rua Barata Salgueiro 36, Lisboa

Horário das exposições

Dias úteis, das 12h00 às 19h00, sábado das 14h00 às 19h00

Encerra aos domingos e feriados