Cartaz de cinema

Película vs. Cinema Digital: uma "guerra silenciosa"

Publicado em 6 Abr. 2013 às 20:57, por Samuel Andrade, em Notícias de cinema (Temas: Indústria cinematográfica)

Película vs. Cinema Digital: uma "guerra silenciosa"

A chegada do cinema digital parece trazer uma maré imparável de benefícios e mudanças, mas nem todos estão convencidos e há mesmo quem enumere diversos problemas para a nova tecnologia.

Em novembro de 2011, o IHS Screen Digest Cinema Intelligence Service publicou um extenso estudo  que indicava o sucesso comercial do filme "Avatar", de James Cameron, como responsável pelo acelerar da transição para a projeção digital nas salas de cinema, relegando a película de 35mm para um quase nicho de mercado (isto é, reservada a instituições museológicas e exibidores privados). Entretanto, em meados de 2012, o digital já ultrapassava a projeção em 35mm.

De entre as inúmeras reflexões que esta revolução tecnológica tem suscitado desde então, é impossível não encontrar mais vantagens do que fragilidades: redução de custos na produção, transporte e recursos humanos para manuseamento de filmes em 35mm; progressivo incremento na qualidade de imagem e som das projeções; e, para estúdios e exibidores, perspetivas de maiores receitas de bilheteiras geradas a partir de títulos em 3D. Por outras palavras, numa época em que a rentabilidade financeira determina todas as decisões de qualquer setor de actividade, o digital tem-se assumido como opção privilegiada.

Por outro lado, e numa análise atenta às especificidades da projeção digital, surgem as especulações em relação à fiabilidade económica e logística do formato.

Entre algumas contrariedades já detetadas, encontram-se detalhes como:

  • a multiplicação dos fabricantes de projetores digitais, alguns exigindo agressivos contratos de exclusividade com as distribuidoras;
  • existência de três formatos diferentes de compressão de imagem para exibição - 2K (resolução de imagem de 2048 por 1080 pixels), 4K (4096 por 2160 pixels) e o muito recente 5K (5120 por 2700 pixels) -, o que leva à acelerada obsolescência e/ou descontinuação de equipamentos, implicando elevados custos de atualização para os exibidores;
  • a ameaça de projeções mal configuradas ou com defeitos técnicos (pixelização, "congelamento" da imagem).

Intolerance

O "dilema digital" para a preservação do Cinema

Esta alteração no modo de ver um filme na sala de cinema tem óbvios reflexos económicos, históricos e estéticos em toda a indústria, sobretudo no que toca aos (ainda) duvidosos efeitos do digital para a preservação do Cinema.

Com a redução da procura de cópias em 35mm para exibição, aliada à cada vez maior produção cinematográfica em formatos digitais, o fabrico da película está em risco de se tornar inexistente. E, nesse sentido, os factos relativos aos dois principais fornecedores de película são evidentes: a Fujifilm já anunciou a cessação definitiva da produção de bobines de filme e a Kodak, apesar de deter 80% de quota de mercado, continua a trabalhar em iminente bancarrota.

Para além disso, a diminuição da película como ferramenta de trabalho para cineastas, projecionistas e outros profissionais tem aumentado o debate relativamente ao recurso a técnicas de armazenamento informático para a conservação de patrimónios audiovisuais.

Sobre este assunto, interessa recorrer ao estudo The Digital Dilemma, documento elaborado pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos EUA em 2007, que menciona os múltiplos problemas que a preservação enfrenta nos tempos vindouros devido à completa adoção, pela indústria, de formatos digitais de produção e exibição.

Essas dúvidas - das tecnicamente complexas (inexistência de software que armazene um ficheiro digital por várias décadas, vírus informáticos, compressão inadequada de ficheiros), passando por decisões inteiramente económicas (a decisão do que deve ou não ser armazenado ficará a cargo dos grandes estúdios, em detrimento da preservação total de materiais ou a perda de financiamento dos dispendiosos sistemas de preservação digital) até aos riscos da influência humana (ações mal-intencionadas, possível facilitação de pirataria informática) - ainda não encontraram, seis anos após a sua alusão em The Digital Dillema, uma resolução a curto prazo que substitua a segurança e resistência ao tempo da película.

The Dark Knight Rises

Uma segunda vida para a película

Depois da exibição e da preservação, o terceiro e último fator de análise será, provavelmente, o mais importante de todos: a própria produção de cinema. Neste âmbito, o panorama revela-se mais animador, pois assiste-se à valorização da película enquanto opção estética singular e privilegiada.

Obras recentes como "O Mentor" (filmado no raríssimo formato de 70mm), de Paul Thomas Anderson, "O Cavaleiro das Trevas Renasce", com o seu realizador, Christopher Nolan, a salientar publicamente que a dimensão épica daquele filme só pôde ser obtida por intermédio da película, ou "Django Libertado", do entusiasta pelo 35mm Quentin Tarantino, fazem antever que ainda há futuro, artístico e comercial, para o celulóide.

O confronto entre película e digital tem, inclusive, ecoado nas temáticas da produção cinematográfica, sendo o documentário "Side By Side" (ainda sem data de estreia para Portugal) exemplo maior disso. Produzido pelo ator Keanu Reeves, reúne as opiniões de alguns dos principais realizadores e diretores de fotografia sobre os prós e os contras deste progressivo abandono da película em prol de formatos digitais, estabelecendo eficazmente o ponto de situação no seio da própria indústria.

Veja aqui o trailer do documentário "Side by Side"

O debate promete continuar, por estas e outras questões (as edições de clássicos em Blu-Ray restaurados a partir da própria película ou locais que concebem um evento especial para cada sessão projetada em película) cuja análise ainda está apenas no início. Mas uma certeza subsiste: com nuances e protagonistas diversos, está é uma das "contendas" mais intensas e, paradoxalmente, menos mediáticas do momento no seio da indústria cinematográfica. Uma "guerra silenciosa", tal como foi apelidada pela LAWeekly.