Cartaz de cinema

Paul Schrader termina rodagem de "Master Gardener"

Publicado em 5 Mar. 2022 às 20:30, por António Quintas, em Notícias de cinema (Temas: Primeiro olhar)

Paul Schrader termina rodagem de "Master Gardener"

Completado em meras quatro semanas, o filme conta com Joel Edgerton e Sigourney Weaver nos papéis principais.

Umas rápidas quatro semanas bastaram para completar as filmagens de "Master Gardener", o próximo filme de Paul Schrader. O realizador assinalou o último dia com uma foto que partilhou na sua página no Facebook acompanhada da tradicional expressão "It's a wrap".

Joel Edgerton interpreta Narvel Roth, o meticuloso e dedicado jardineiro da histórica propriedade de Gracewood Gardens. Trabalha para a abastada Sra. Haverhill (Sigourney Weaver) que lhe pede para tomar a sua problemática sobrinha-neta Maya como aprendiza. A recém-chegada trará o caos à calma e modesta vida de Roth e revelará o passado sombrio e violento do jardineiro.

"Master Gardener" surge após o renascimento artístico de Schrader que começou com "No Coração da Escuridão" (First Reformed) e prosseguiu em "The Card Counter: O Jogador".

A história de Schrader no cinema é longa, apesar do contacto tardio com a sétima arte. Nascido numa família Calvinista (um dos ramos do protestantismo saído da reforma cristã no século XVI) que proibia idas ao cinema, a música rock, dançar, ou trabalhar no Sabat, só aos 14 anos conseguiu escapar-se pela primeira vez até ao escuro de uma sala.

Em 1978, assina o primeiro argumento a solo, "Taxi Driver", para Martin Scorsese. Dois anos depois, outra obra-prima, "Touro Enraivecido", também entregue a Scorsese.

Já como realizador, na década de 80 completa três grandes filmes, "American Gigolo" (1980), "A Felina" (1982) e "Mishima" (1985).

Logo depois, o fôlego criativo esgota-se. De notável, nos anos seguintes, apenas os argumentos de "A Costa do Mosquito", realizado por Peter Weir em 1986, e o polémico "A Última Tentação de Cristo" (1988) regresso à colaboração com Scorsese.

Recupera o "mojo" precisamente com uma incursão ao seu passado religioso, na história de um pastor assombrado pela dor e pelo desespero, impecavelmente interpretado por Ethan Hawke, a que se segue outro meticuloso estudo de personagem em "The Card Counter: O Jogador".

Na sua página do Facebook, raríssimo motivo de interesse para frequentar aquela rede social, Schrader, agora com 75 anos, partilha a frase que encabeça o argumento de "Master Gardener", um excerto da canção "Tonight Will Be Fine", de Leonard Cohen:

Escolho os quartos onde vivo com cuidado / As janelas são pequenas e as paredes quase nuas / Só há uma cama e só há uma oração / ouço toda a noite o seu passo na escada.


Caso esteja pronto a tempo, "Master Gardener" é um grande candidato a surgir no próximo Festival de Veneza, em setembro.