Cartaz de cinema

Paul Haggis detido em Itália - argumentista e realizador acusado de violação

Publicado em 20 Jun. 2022 às 09:52, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Celebridades, Bastidores)

Paul Haggis detido em Itália - argumentista e realizador acusado de violação

O canadiano de 69 anos é acusado de crimes de violência sexual e danos pessoais agravados.

O argumentista e realizador canadiano Paul Haggis foi detido em Itália por alegada violação.

Vários meios de comunicação social italianos noticiaram o alegado incidente citando uma declaração dos procuradores na cidade de Brindisi de que uma "jovem estrangeira" foi forçada a ter relações sexuais "não consensuais" com Haggis durante vários dias. Na sequência, a mulher foi "obrigada a procurar cuidados médicos".  

É acusado de "crimes de violência sexual agravada e de danos pessoais agravados", cometidos "contra uma jovem mulher estrangeira", lê-se na nota do ministério público citada pelos média.

Mais tarde, a jovem foi deixada sozinha no aeroporto em Brindisi "apesar das precárias condições físicas e psicológicas". O seu estado chamou a atenção das autoridades que a auxiliaram e levaram ao hospital onde foi submetida ao protocolo para vítimas de violência sexual. Acabou por formalizar uma queixa e relatar o sucedido aos investigadores da polícia, referem as mesmas fontes.

A advogada de Haggis afirma que o seu cliente está inocente. "Segundo a lei italiana, não posso discutir as provas. Dito isto, estou confiante que todas as acusações serão rejeitadas", disse numa nota publicada pela NPR. Acrescentou ainda que o cineasta "está disposto a cooperar plenamente com as autoridades para que a verdade venha ao de cima".

Haggis, 69 anos, estava de visita a Itália para dar masterclasses no festival de cinema Allora Fest que começa terça-feira em Ostuni, no extremo sul da península italiana. Numa declaração, os organizadores dizem estar "chocados" com a notícia e expressaram solidariedade para com a alegada vítima. A participação de Haggis no evento foi anulada.

Haggis foi o primeiro argumentista a receber dois Óscares consecutivos por "Million Dollar Baby - Sonhos Vencidos" (2004), de Clint Eastwood, e Crash (2005), que também realizou.

Entre outros trabalhos, assinou os guiões de "Flags of Our Fathers - As Bandeiras dos Nossos Pais" e "Cartas de Iwo Jima" (2006), ambos dirigidos por Eastwood, e foi um dos autores dos argumentos dos filmes "007: Casino Royale" (2006) e "007: Quantum of Solace" (2008).