Cartaz de cinema

Paul Greengrass vai adaptar "1984" ao cinema

Publicado em 23 Nov. 2014 às 13:02, por António Quintas, em Notícias de cinema (Temas: Cinema Norte-Americano)

Paul Greengrass vai adaptar "1984" ao cinema

O realizador de "Capitão Phillips" quer fazer regressar o romance de George Orwell ao grande ecrã.

Paul Greengrass vai adaptar o romance "1984", do escritor britânico George Orwell, ao cinema.

O projeto está a ser desenvolvido na Sony Pictures pelo produtor Scott Rudin ("Capitão Phillps", "Este País Não é Para Velhos", "A Propósito de Llewyn Davis") com James Graham - cujos créditos incluem a versão musical de "Finding Neverland" - encarregue do guião.

A notícia, divulgada pelo site Deadline Hollywood e confirmada pelo The Hollywood Reporter, refere que o projeto ainda está na fase inicial, sem elenco definido.

O livro "1984" foi publicado em 1949 e nele Orwell apresenta uma sociedade em permanente guerra, onde o estado controla todos os aspetos da vida dos cidadãos.

Esta será a terceira adaptação cinematográfica de "1984". A primeira, de 1956, anunciada como "uma adaptação livre" foi retirada de distribuição pelos herdeiros de Orwell, mas pode ser vista no You Tube.

Uma segunda versão estreou precisamente em 1984, realizada por Michael Radford, com John Hurt no papel do protagonista, Winston Smith. Suzanna Hamilton foi Julia, a paixão de Smith e Richard Burton teve o seu último papel antes de morrer, como o vilão O'Brien.

Desconhece-se quando conseguirá Greengrass realizar a sua versão de "1984". O britânico foi falado para um novo filme da série "Bourne" e ainda para "Memphis" - dramatização dos últimos dias de vida de Martin Luther King Jr. - e "Agent Storm", uma história de espionagem acerca de um agente duplo da CIA.