Publicado em 20 Jan. 2020 às 18:57, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Temporada de prémios)
"The Crown" e "The Marvelous Mrs. Maisel" ganharam entre as séries de televisão.
O filme de Bong Joon-ho, "Parasitas" conseguiu a proeza inédita de ganhar o principal prémio da associação de atores dos EUA, os Screen Actors Guild Awards. Os atores foram distinguidos com o prémio para melhor elenco na cerimónia que se realizou na noite de domingo, no Shrine Auditorium, em Los Angeles. Nunca antes um filme noutro idioma além do inglês conseguira tal triunfo.
"Parasitas" está também nomeado para os Óscares de melhor filme e melhor filme estrangeiro. Bong Joon-ho faz parte dos finalistas nas categorias de melhor realizador e melhor argumento original. O fenómeno sul coreano recebeu ainda nomeações para a melhor montagem e melhor design de produção.
Na noite dos SAG Awards, Joaquin Phoenix ganhou o prémio individual de melhor ator do lado masculino, pelo papel em "Joker", e Renée Zellweger recebeu a distinção do lado feminino, correspondente ao trabalho no filme "Judy." Nos secundários, Laura Dern, por "Marriage Story", e Brad Pitt, por "Era Uma Vez em Hollywood", foram os vencedores.
Do lado da televisão, as vitórias coletivas foram atribuídas aos elencos de "The Crown" (nos dramas) e "The Marvelous Mrs. Maisel" (nas comédias).
Peter Dinklage (Game of Thrones) ganhou o prémio de melhor ator, nos dramas, enquanto Jennifer Aniston deu o primeiro troféu à plataforma de streaming da Apple com o seu trabalho em "The Morning Show".
Do lado do humor, os chamados ao palco foram Tony Shaloub (The Marvelous Mrs. Maisel) e Phoebe Waller-Bridge (Fleabag) e, nas minisséries, ou filmes estreados no pequeno ecrã, "Fosse/Verdon" fez o pleno através de Sam Rockwell e Michelle Williams.