Publicado em 9 Fev. 2015 às 22:20, por Samuel Andrade, em Notícias de cinema (Temas: Oscars, Bastidores)
A estatueta, avaliada em cerca de um milhão de euros, terá sido alvo de um assalto bem planeado.
A Association Chaplin confirmou hoje que o Oscar Honorário entregue a Charlie Chaplin, em 1929, pela criação da sua imortal personagem Charlot, foi roubado dos escritórios da organização, em Paris, no passado mês de janeiro.
A estatueta roubada poderá valer cerca de um milhão de euros.
Kate Guyonvarch, diretora da Association Chaplin, afirmou ao jornal Le Parisien que o assalto foi levado a cabo por um número indefinido de ladrões "muito bem informados", os quais "não tocaram em nada que não fossem os objetos roubados" (para além do Oscar, desapareceu também uma valiosa coleção de canetas do ator), detalhando que "a família Chaplin está extremamente abalada por esta perda".
Entre as hipóteses investigadas pela polícia, está a possibilidade de o roubo ter sido encomendado por algum colecionador específico.
O Oscar desaparecido foi entregue a Charles Chaplin durante a cerimónia dos Oscars de 1929, pelo seu trabalho de representação, escrita, realização e produção do filme "O Circo", naquela que seria a primeira das três estatuetas que o ator arrecadou ao longo de seis décadas de carreira.