Cartaz de cinema

Os perigos da gentrificação urbana em foco na série "Capital" da BBC

Publicado em 26 Abr. 2015 às 12:50, por filmSPOT, em Notícias de televisão e séries

Os perigos da gentrificação urbana em foco na série "Capital" da BBC

As vidas dos habitantes numa rua de Londres ameaçada pela expansão imobiliária é o tema da nova série da BBC.

Toby Jones (Marvellous, The Girl), Lesley Sharp (Scott And Bailey, The Shadow Line) Wunmi Mosaku (Dancing On The Edge, In The Flesh) and Adeel Akhtar (Utopia, Four Lions) vão protagonizar a adaptação televisiva do sucesso literário "Capital", de John Lanchester.

A seu lado estarão Rachael Stirling (Detectorists, The Bletchley Circle), Gemma Jones (Marvellous, The Lady Vanishes), Robert Emms (Atlantis, War Horse), Bryan Dick (Wolf Hall, Eric And Ernie) e Radoslaw Kaim (Spies Of Warsaw, Wallander).

A série retrata as mudanças que ocorrem em Pepys Road, uma rua da zona sul de Londres. À medida que os preços das propriedades sobem, o que era lar de famílias modestas de classe média transforma-se numa vítima da gentrificação, repleta de casas no valor de muitos milhões de libras.

Entre os que mais têm a ganhar estão o banqueiro Roger (Toby Jones), que esfrega as mãos em antecipação pelo bónus de um milhão de libras que irá receber, a sua esposa Arabella (Rachael Stirling) e Bogdan (Radoslaw Kaim), o construtor polaco que veio de Varsóvia para decorar as casa dos ricos e poderosos.

Do outro lado da barricada estão os antigos habitantes da zona. Pessoas como Quentina (Wunmi Mosaku), uma refugiada do Zimbabué que trabalha como guarda de trânsito, apesar de ter um doutoramento, Ahmed (Adeel Akhtar), o vendedor de jornais, ou Petunia (Gemma Jones), que viveu toda a sua vida em Pepys Road.

Um dia, os residentes recebem um postal anónimo com uma simples mensagem: "Queremos o que vos pertence". Quem estás por trás desta campanha de ódio? Quais são os seus objetivos?

À medida que o mistério se adensa, ficamos a conhecer melhor o conjunto de personagens, as suas vidas repletas de amor, perda, medo e ambição, histórias repletas de observações penetrantes e engraçadas sobre a vida moderna e a existência urbana das pessoas comuns.